Textos e filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Sociologia?
A Sociologia pertence a um grupo do que se convencionou chamar por Ciências Sociais. No contexto atual de importantes e aceleradas transformações que atravessam as sociedades,a Sociologia, na qualidade de disciplina científica, estuda sistematicamente as relações sociais que se desenvolvem entre os indivíduos, os grupos e as instituições sociais. Elaboram-se modos deconhecimento sobre as sociedades contemporâneas, analisando-se, em especial, os múltiplos processos de relacionamento humano, as formas de organização social e as dinâmicas da mudança social.

Aorigem e os principais Sociólogos
Há milhares de anos procura-se compreender a vida em conjunto. Várias foram as maneiras inventadas pela raça humana para chegar a uma conclusão sólida. Depois detantas tentativas de compreender a realidade surge, no século XIX, a Sociologia.
Credita-se a Auguste Comte a invenção e o uso pela primeira vez da palavra. No entanto, foi com Émile Durkheim que aSociologia ganha o ‘’status’’ de Ciência, academicamente reconhecida.
Auguste Comte:
Comte é o criador da Sociologia. Para ele é a ciência suprema, à qual estão subordinadas as demais e deve ser vistacomo uma ciência da sociedade, denominando-a inicialmente de ‘’Física Social’’. O objeto da Sociologia é a investigação e o estabelecimento de leis que regem a ordem e o progresso da sociedade.Auguste insere uma nova teoria da sociedade, denominada ‘’positiva’’. A ‘’teoria positiva’’ partia do princípio de que os homens deveriam aceitar a ordem existente, não devendo contestá-la. Assim, também,ao ser humano cabe ‘’revelar’’ o mundo não existindo a possibilidade de ‘’mudá-lo’’.
Para o francês, as leis estabelecidas pela ciência deverão ser aceitas, não podendo haver nenhum tipo decontestação quanto ao que elas afirmam ou impõem.
Émile Durkheim:
Segundo Émile Durkheim, a sociologia deveria descobrir as leis do progresso e do desenvolvimento social, cabendo-lhe, ainda, descobrir...
tracking img