Textos e afins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra de Canudos

Canudos
Antônio e seu grupo formaram um povoado comunitário chamado Belo Monte, no norte da Bahia, na fazenda de Canudos, em 1893. Era uma comunidade religiosa independente, em que todos trabalhavam para o sustento do grupo, e em que o beato tinha a palavra mais forte. O povoado possuía professores, artesãos, enfermeiros e comércio.
Antônio Conselheiro
Nasceu no Ceará(1830). Estudou para ser padre mas seguiu outras profissões. Depois de dois casamentos desfeitos e muitos empregos, começou a peregrinar por Pernambuco, Bahia e Sergipe sendo conselheiro, pregando mensagens religiosas e construindo e reformando igrejas e cemitérios. Conquistou muitos seguidores e se tornou muito influente.



Guerra
Católicos e coronéis, que perdiam fiéis e mão de obra, sentiram seuspoderem ameaçados por Canudos. O governo da Bahia iniciou uma campanha militar contra Canudos. As três primeiras expedições foram combatidas, mas a quarta destruiu totalmente Canudos. Os conflitos ainda permaneceram contra os prisioneiros.

Também no sertão...
Cangaço

Origem
Se formou devido às dificuldades da vida no sertão. Primeiramente, grupos de cangaceiros eram sustentados por políticos daregião em troca de proteção armada contra os adversários. Depois, formaram-se grupos sem vínculos com o poder político. Encerrou-se em 1940, após a morte do último cangaceiro.

Lampião
Virgulino Ferreira da Silva, pernambucano, cresceu no meio de disputas entre famílias rivais, das quais em uma, seu pai foi morto. Para se vingar de tal acontecimento ele e seus irmãos ingressaram no bando SinhôPereira, do qual se tornou chefe algum tempo depois. Tal grupo cometia atrocidades: roubos, mortes, torturas, vandalismo. O grupo se tornou conhecido e gerou repercussão.

O Cangaço terminou algum tempo depois, quando seu último líder foi morto.

Início do conflito
A população desconhecia os benefícios da vacina, portanto, esta era temida por muitos. Por causa disso, e habituada aos gestosagressivos do governo, o povo se uniu contra ele, dando origem a revolta. Vandalismo, assaltos a delegacias e órgãos públicos, foram alguns dos atos da população.

Introdução
No mesmo ano em que as mobilizações operárias começaram, 1903,autoridades de saúde pública decidiram iniciar os batalhões de combate ao mosquito da febre amarela. Em 1904 virou lei obrigatória vacinar-se, e praticamente tudo exigiaum atestado de vacinação: escola, emprego, comércio, casamento.

Revolta da Vacina

Desfecho
Com a ajuda da marinha e do exército o governo tentou resolver o problema atacando bairros, etc. Após muita luta contra os rebeldes conseguiu-se impor a lei definitivamente e derrotar o movimento.

Guerra do Contestado
O que?
Uma região pela qual uma estrada de ferro ligando São Paulo a Porto Alegrepassaria estava sendo disputada entre Paraná e Santa Catarina, dando origem ao conflito e seu nome. Movimento messiânico. Durou 46 meses.
Causas
Com a construção dessa estrada, camponeses tiveram suas terras utilizadas, prejudicando-os; Áreas foram compradas para a construção da estrada; de uma grande área da região; Trabalhadores vieram de todo o Brasil para construí-la, e ao final da obra ficaramdesempregados.
.

Conflitos
A guerra gerou conflitos, por exemplo, o monge José Maria, conhecido pro atrair muitos fieis pregando a palavra religiosa, foi acusado de querer destruir a república pelo seu poder de conquistar pessoas. Ele foi perseguido pelo exército e teve o movimento destruído. Assim como José Maria, morreram muitos camponeses, e poucos soldados.

Desfecho
A guerra terminou somenteem Agosto de 1916, com a captura de Adeodato, o último líder do Contestado
Serve de exemplo de um mundo capitalista.

O que foi?
Assim como a Revolta da Vacina, houveram outras, como por exemplo, a Revolta da Chibata, importante movimento social ocorrido no inicio do século XX, no Rio de Janeiro. Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos, o que gerou uma intensa...
tracking img