Textos técnicos administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

genêros textuais:
TEXTOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso Bachareladoem Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem.

Prof. Marcelo Silveira

INTRODUÇÃO

Estetrabalho de pesquisa é referente aos Gêneros textuais, cujos são tipos específicos de textos, sendo considerados literários ou não literários, dependendo de sua aplicação.
Para que umaorganização não fique aquém do meio onde vive, é necessário que haja comunicação. Ela tem de se fazer presente e marcante através do convívio e do diálogo com seus colaboradores. A partir de então entraa linguagem, o ato de comunicar-se.
Dessa forma, atestado, convocação e recibo podem ser considerados exemplos de gêneros textuais, os quais serão desenvolvidos a seguir. São textos comfunções e características específicas para um determinado público.
Realizado a partir de pesquisas citadas posteriormente na bibliografia, estão organizadas e descriminadas conformesuas estruturas específicas, já que o objetivo é pensar os textos técnicos como gêneros, em seu conteúdo e esrutura.

1. ANÁLISE

1. 1 ATESTADO

É umdocumento emitido por autoridade, através do qual é confirmado fato ou situação conhecida, sendo firmado por uma pessoa a favor de outra, atestando alguma verdade. Têm-se como exemplos de atestado os deassuntos médicos, conduta, profissionalismo, efetividade, idoneidade, função, etc.
O atestado compõe-se de:
• Logomarca/Timbre do Órgão ou empresa que fornece o atestado;• Título: denominação do ato (atestado);
• Texto: Em certos tipos de atestado que impliquem em maior responsabilidade, deverá conter nome completo, naturalidade,...
tracking img