Textos literarios e textos nnnão literarios

725 palavras 3 páginas
República de Angola
Ministério da educação
Escola do II ciclo do esnino Secundário ``Juventude em Luta``

Nome:
Sala:
Turma:
Classe:
Turno:
Curso:

Docente ......……......…………………….
Introdução

Partindo do conceito de texto como sendo um conjunto de palavras que formam um sentido relacionado a um contexto, podemos dividir os textos em dois grandes grupos: os textos literários e os textos não literários.
Por que fazemos essa distinção? Para estudar os tipos de textos existentes em nossa sociedade, é importante compreender como podemos usá-los a fim de tornar nossa comunicação mais clara e aproveitarmos melhor a variedade de textos que temos a nosso dispor.
Para isso, foi feita a distribuição dos textos por esses dois grupos. Isso equivale a dizer que a maioria dos textos que existem podem ser colocados em um desses grupos.
Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

O que é um Texto literário:
Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor.
De acordo com a classificação de textos, existe a divisão entre duas categorias: textos literários e textos não literários.
Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos

Relacionados

  • A arma escarlate
    182750 palavras | 731 páginas