TEXTOS JORNALÍSTICOS

506 palavras 3 páginas
Novos mercados para o jornalista
• Novos ambientes;

• Mídias sociais;

• Mídias digitais.

O mercado de trabalho busca profissionais com múltiplas habilidades, múltiplos interesses, mais graduações e multitarefas, ou seja, não basta um jornalista que só escreva ou um publicitário que só faça arte. A era transmidia busca profissionais competentes capazes de atuar em múltiplos segmentos. Além disso, são necessárias novas perspectivas para diferentes ambientes profissionais, empreendedorismo, especializações, projetos e experimentações.
Novas Possibilidades:

• Jornalismo base de dados;

• Jornalismo em mídias digitais;
• Fotografias;

• Documentarismo;

• Jornalismo transmidia

Com o advento da Revolução Técnico-Científica, surgimento de máquinas, lançamentos de satélites de tecomunicações e aparecimento de tantos equipamentos tecnológicos, a informação tem circulado quase que na velocidade da luz. Os repórteres precisam ter muito pique, garra, força de vontade, e principalmente, saber apurar. Não basta dizer que duas faixas da Linha Vermelha estão interditadas, na altura de Caxias no sentido Baixada.

O ouvinte quer saber o motivo dos bloqueios. O veículo busca profissionais competentes, capazes de apurar e dizer aos ouvintes que a via está interditada por causa de realizações de obras, colisão entre veículos, etc. Não basta informar, tem que relatar, dizer o que observa, como aconteceu, quanto tempo durou, quem estava. São os detalhes da informação que enriquecem a matéria.

QUESTÕES:
1. Sergio Buarque de Holanda define a “civilidade” como tipo de relação social baseada na nação de “indivíduo” e ancorada na figura da lei. O tipo de relação social dominante no Brasil teria outras características. Quais são essas características?
O autor do livro “O Homem Cordial”, Sérgio Buarque de Holanda fala sobre o brasileiro e cita características em seu modo de ser: a cordialidade. Cordial vem do latim e significa coração, ou seja, o homem cordial é

Relacionados