Textos jornalisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma aventura rumo ao Atacama e ao Pacífico

Aproveite as dicas de viagem de quatro amigos aventureiros ligados à Sociedade Petropolitana de Fotografia (Sopef) e ao (Centro Excursionista Petropolitano (Cep) e se delicie com as imagens de lugares incríveis, num roteiro de 10 mil Km.

Você já se imaginou em uma viagem de 10.650 km, a lado de amigos aventureiros e amantes da vida e danatureza??? Tenho certeza que sim! Quem não gostaria de conhecer lugares lindos, pessoas, novas culturas, aproveitar uma boa gastronomia e poder guardar tudo na lembrança e também poder contar suas experiências aos demais amigos e familiares?
A aventura vivida pelos amigos Anita Soares, Marcelo Dias, Lourenço Fróes e Pedro Manoel aconteceu entre 26 de dezembro de 2011 e 29 de janeiro de 2012 e foipercorrida entre Petrópolis e o Chile, passando pela Argentina e Uruguai, além é claro de nossas cidades do sudeste e sul .
O roteiro de viagem, percorrido em um carro (um Peugeot 207 de Lourenço) e duas motos (uma XT 225, de Pedro, e uma Teneré 250, com Anita e Marcelinho), foi cuidadosamente organizado através de pesquisas pela internet, já que a grana era bem curta e , na ida, passou pelas maisbelas regiões de Curitiba (Paraná); Passo Fundo, São Miguel das Missões e São Borja (Rio Grande do Sul)), Corrientes, Joaquim Gonzáles, Susques (Argentina); San Pedro de Atacama, Antofagasta, Tal-Tal, La Serena, Los Andes (Chile). O retorno teve roteiros diferentes para os aventureiros, por isso deixamos para falar sobre isso lá para o final desta matéria. Ufa! Haja estrada !!!!

Como tudocomeçou
A ideia da viagem surgiu, segundo Anita, em pequenos passeios de moto feitos com amigos entre Petrópolis e Teresópolis. Inicialmente seria para Ushuaia, na Patagônia (Argentina), mas acabaram desistindo do trajeto devido às dificuldades, distância e tempo disponível. “ Então eu e Marcelo, meu marido, começamos a planejar uma viagem só nós dois de moto. Ele desejava chegar ao Atacama e eu aoPacífico. Conversando com o Pedro e ele comentou sobre sua vontade de ir também. Ficamos preocupados porque a viagem seria realmente uma aventura, pois ele fez uma cirurgia no coração e não sabíamos como seu corpo reagiria à altitude e esforço. Graças a Deus correu tudo bem. Já o Lourenço decidiu ir conosco, de carro, uma semana antes da viagem”, contou.
Tudo pronto, a partida no dia 26 de dezembroacabou sendo debaixo de muita chuva. Para evitar o trânsito do Rio, seguiram pela BR-040, encontrando com a Dutra (BR-116) em Volta Redonda. “ Neste dia rodamos até próximo de Curitiba, parando após cerca de 900km de estrada. Descobrimos que as roupas impermeáveis de Anita, Marcelo e Pedro não eram tão impermeáveis assim. Todos estavam encharcados . Paramos para dormir em um posto de gasolina,pois não havia condições de continuar. No dia seguinte fomos até Passo Fundo, já no Rio Grande do Sul, onde ficamos num hotel legal, chamado Aguadeiro, onde pudemos lavar nossas roupas. Nosso plano era passar em seguida na região da Missões Jesuíticas. Ficamos então, logo em seguida, em São Miguel das Missões, um lugar cheio de história e onde assistimos à noite ao evento Som e Luz, realmentemaravilhoso”, contou Lourenço.
No dia 29 de dezembro os aventureiros partiram para cruzar a fronteira em São Borja (RS) “Passamos pela aduana sem percalços e começamos a ouvir o castelhano! Na Argentina nosso primeiro problema foi com gasolina, grandes distâncias sem postos e ficamos a pé. Descobrimos que na Argentina há cerca de quatro meses há uma crise de falta de combustível, então muitos postos nãotem gasolina, ou dizem que não tem pra vender, e outros ficam até dois dias da semana sem abastecimento”, contou Marcelo, sendo completado por Anita: “ Talvez por conta disso o valor da gasolina é equivalente ao do Brasil, nada de metade do preço como ouvimos falar antes de partirmos. Vale à pena levar um galão de cinco litros com combustível extra”.

Diário de Viagem
Contar todas as...
tracking img