textos epistolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1010 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 FaE – UEMG - CBH
Nomes: Kátia Molinari
Esdras Batista
Turma: IV C

CAPÍTULO 5
TEXTOS EPISTOLARES



No Capítulo cinco, será tratado e descrito sobre Textos Epistolares, suas peculiaridades e características predominantes.
Texto epistolar se refere especificamente a um diálogo escrito entre duas ou mais pessoas, o autor Sobrinho (1978 p163) o conceituadizendo que “o estilo epistolar se refere à redação de cartas”, contudo outros pesquisadores como Kaufman & Rodriguez (1995 p 37) expande um pouco mais esse olhar e afirma que “os textos epistolares procuram estabelecer uma comunicação por escrito com um destinatário ausente, identificado no texto através do cabeçalho”. Esse tipo textual pode se subdividir em vários gêneros, como por exemplo, a carta, oconvite, o bilhete, o e-mail, etc. Todo texto que seja especificamente usado para comunicação entre as pessoas, servem ainda de documento comprobatório de uma decisão entre as partes. É um estilo de texto exige clareza, naturalidade e comedimento em sua escrita.

5.1 CARTÃO

Para o autor Costa (2009,p.56) este formato de texto pode se retratar como suporte ou como gênero caracterizando-seprincipalmente pela disposição dos dados no papel e pela forma resumida desses dados, quando relata que “como suporte, trata-se de um pequeno pedaço de papel ou plástico, que é usado para diversas finalidades, recebendo nomes específicos. Como gênero, caracteriza-se por ser um texto sucinto de dados pessoais do usuário e/ou empresa que o emite.” Pode-se contar com uma variedade de cartões, como porexemplo, os cartões de congratulações, os de visita, os de crédito, de ônibus, telefônico, enfim, são múltiplas as opções, cada um com uma função específica.
Observe o exemplo abaixo fotografado pelos autores:



Foto de: Molinari, Kátia.Belo Horizonte ( set, 2012)
Neste caso específico vemos um tipo de cartão comercial, percebe-se que sua função de linguagem predominante é a apelativa, poisseu objetivo é modificar o comportamento das pessoas que o recebem, fazendo com que escolham essa empresa quando necessitarem deste tipo de serviço; a trama se trata de uma trama descritiva, pois de maneira sucinta são apresentadas as especificações e informações desta empresa.

5.2 BILHETE

Trata-se de um estilo de texto parecido com a carta, contudo, diferencia-se pelo tamanho do textoescrito e pela linguagem utilizada. No dicionário Cunha (1986) o descreve como uma “carta ou mensagem breve e simples”, associado a esta ideia, o autor Costa (2009 p 42) afirma que o bilhete “é um escrito simples e breve, ou seja, mensagem breve, reduzida ao essencial, tanto na forma como no conteúdo, geralmente é também escrito em linguagem coloquial”.
Fotos:Batista, Esdras.Contagem (set,2012)Na ilustração acima vemos um bom exemplo dessa simplicidade, nesse caso destaca-se a função informativa como função de linguagem predominante e devido à sequencia temporal e causal nota-se a trama narrativa.


5.3 CONVITE

Esse texto faz parte desse vasto espectro de gêneros textuais do tipo espistolares, pode ser definido como uma solicitação feita a uma ou mais pessoas para ocomparecimento a um algum evento, Cunha (1986) em seu dicionário o define como “ ato ou efeito de convidar, pedir o comparecimento de”, já o autor Costa (2009 p 78) apresenta esse gênero como “uma solicitação de presença ou participação de alguém em algum evento social, esportivo, literário, etc...”

Existem algumas regras específicas para ser redigir um convite seja ele formal ou informal, eledeve-se conter: o nome do convidado (podendo ser uma pessoa ou um grupo de pessoas), o evento a qual se faz o convite, o local, a hora e a data do evento e por fim o nome ou assinatura do autor do convite. Essas são em linhas gerais, as normas para a confecção correta de um convite. Observe ao foto abaixo:

Foto Kátia Molinari (2012)

No convite usado como exemplo acima percebe-se o uso...
tracking img