Textos de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário de filosofia da aluna isadora
Existencialismo 3
Felicidade e autonomia 3
Máxima Kantiniana 4
Ciência e fé 4
Perdoar e compreender 5
Mortes simbólicas 6
A Felicidade é uma borboleta 6
Dilema moral e consenso 7
Trabalho alienado 8
Tanto faz 8
Pensamento intuitivo 9
Filosofando 9
Mito nos dias de hoje 10
Razão 11


Existencialismo
“O importante não é aquilo que fazem denós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.” Posteriormente a esta frase, Jean-Paul Satre desenvolveu o pensamento existencialista.
O Existencialismo é uma corrente filosófica, na qual o homem tem diante de si várias opções possíveis, e é inteiramente e incontestavelmente livre. Quando um indivíduo realiza sua verdadeira vontade, e quando se determina a algo, é como se ouniverso passasse a auxiliá-lo.
O homem é aquilo que ele mesmo faz de si, e é a isto que damos o nome de subjetividade. A primeira etapa do existencialismo é submeter o homem à responsabilidade total de sua existência. O existencialista não tem a quem culpar, já que – para ele – Deus não existe. Ele tem a missão de discernir o que quer para sua vida, e suas decisões dependem exclusivamente de simesmo.
A fórmula para “ser livre” não significa obter aquilo que se deseja, mas sim se determinar a escolher. Um prisioneiro não é livre para sair da prisão, nem sempre livre para desejar sua libertação, mas é sempre livre para tentar escapar.
Felicidade e autonomia
“O homem é só um laço de relações, apenas relações contam para o homem”. A frase de Saint-Exupéry pode ser diretamente relacionada àbusca da felicidade, mas por quê?
A felicidade não é alcançada pelo individuo por si só, essa busca não é solitária. Por mais que a felicidade ainda signifique a “experiência do ser”, – aquilo que aspiramos para nossas vidas –, ela não é adquirida sem que o indivíduo tenha relações.
Dependemos dos nossos amigos, das nossas paixões, e principalmente da nossa família para que possamoscompreender, de fato, a felicidade. O entendimento dos nossos sentimentos e dos nossos laços com os outros é o fator que desencadeia a compreensão do que é essa “experiência do ser”.
Podemos concluir que a felicidade não depende de nós, mas sim das nossas relações, dos nossos sentimentos em relação a quem está presente nas nossas vidas.
Máxima Kantiniana
A máxima de Kant, - de que para sermos corretosnão devemos tratar o homem com meio e, sim, como um fim em si mesmo -, nos dias de hoje é compreendida de forma errada.
Nós temos dignidade, e mais, somos seres pensantes, ou seja, livres com capacidade para tomar as nossas próprias decisões e guiar nossa conduta pela razão. Não faz sentido, portanto, encarar os seres racionais apenas como um tipo de coisa valiosa entre outras.
De uma formaextremamente sucinta, o que Kant dá a entender é que temos que promover o bem-estar dos outros, respeitar os seus direitos, respeitar principalmente a sua racionalidade, não os manipulando para alcançar nossos próprios objetivos.
Tal conceito está distorcido na nossa sociedade atual, uma vez que, cada dia mais, as pessoas vêm manipulando umas as outras para conseguirem o que querem. Alémdisso, o ato de promover o bem estar alheio está cada vez mais raro hoje em dia. O conceito de Kant , no entanto, é difícil de ser inteiramente compreendido.
Ciência e fé
Sabemos muito bem que o conflito entre a fé a ciência está significativamente presente na nossa sociedade. Existem por aí diversos questionamentos ainda não esclarecidos, nem pela ciência e nem pela religião.
Para quepossamos acreditar na existência de Deus – e acreditar também nos diversos acontecimentos milagrosos retratados na Bíblia –, precisamos essencialmente da fé. A religião está diretamente associada aos dogmas, ou seja, verdades incontestáveis. Incontestáveis para aqueles que têm fé, obviamente.
E a ciência – através das inúmeras pesquisas e estudos realizados – já contradisse muitos desses dogmas. No...
tracking img