Textomod1

425 palavras 2 páginas
Entendendo a resolução não-violenta de conflitos

Para que serve a resolução não-violenta?
O objetivo básico da resolução não-violenta de conflitos é a transformação das pessoas de peças de um conflito em sujeitos no conflito. Os conflitos têm uma lógica e as formas de resolução não-violenta trazem a possibilidade de tratar com racionalidade os conflitos. O que a resolução consensual proporciona é o resgate de cada envolvido, como alguém capaz de obter acordos, de estabelecer pontes, enfim, de compreender. Portanto, trata-se de construir um acordo onde as partes envolvidas sejam beneficiadas: esquema vitória-vitória ou ganha-ganha.

Dificuldades para a resolução não-violenta
Vivemos numa sociedade que deseja que de um conflito saia uma ganhador e um perdedor. A meta é vencer o adversário, ou detê-lo: esquema vitória-derrota ou ganhaperde. Há uma tendência muito forte a escamotear o conflito ou passar por cima dele.
As figuras do pai, do líder, do mestre, são daqueles que protegem seus filhos, liderados e alunos das dificuldades do conflito. É uma perigosa tradição que deixa as pessoas totalmente despreparadas para lidar com as dificuldades que os conflitos trazem. O que não é a resolução não-violenta de conflitos?
A resolução não-violenta de conflitos não é o escamoteamento ou fuga do conflito.
Não é buscar a resignação ou submissão da parte mais fraca, impedindo que esta expresse seus verdadeiros sentimentos, opiniões e emoções. É diferente também da gestão de conflitos ou arbitragem, que é feita de cima para baixo por uma autoridade para impor uma solução ou manter a situação vigente. A resolução do conflito visa uma compreensão e uma aplicação correta dos meios democráticos que estimulam a responsabilidade social e a resposta criativa à mudança.

O que caracteriza a resolução não-violenta de conflitos?
A característica fundamental é a participação das partes envolvidas, como sujeitos competentes, mediante o uso do diálogo, na busca de um consenso ou de uma

Relacionados