Textoformatado

483 palavras 2 páginas
1- PROCESSOR DE TEXTO

Um processador de texto é um programa usado para escrever no computador. Com ele, é possível criar desde documentos simples até arquivos profissionais, que são mais complexos, tais como: fax, cartas, currículos, ofícios, procurações e apostilas.
Um processador de texto é essencialmente um programa que simula o funcionamento de uma máquina de escrever, mas com recursos que facilitam e agilizam a produção, edição e finalização de texto.

1.1- Formatação
Programa aplicativo para o auxílio à escrita, para redação, edição e impressão de textos, e que inclui recursos para a formatação do documento, como, por exemplo: escolha de fontes (tipografia), justificação de parágrafos, inclusão de notas de rodapé e manipulação do layout. Outros recursos podem incluir verificação de erros ortográficos ou gramaticais, inclusão de imagens e fórmulas matemáticas, personalização de comandos e macros, geração de índices, mala direta, conversão de documento para outros formatos e aplicativos, etc.
Dois exemplos clássicos de editores são o Writer e o Microsoft Word, nos quais o documento é mostrado na tela da mesma forma que será impresso.

1.2- Significado
O termo define uma interface com o usuário que permite ao usuário ver algo muito similar ao resultado final que irá obter enquanto um documento ou imagem (ou outro produto qualquer) está sendo criado e modificado. Por exemplo, usando um editor de texto, o usuário pode editar o texto e vê-lo da forma exata como será impresso.
Para os usuários que entraram em contato com o computador após a invenção das interfaces gráficas, parece ser o modo natural de trabalhar, porém todas as gerações anteriores de usuários eram habituadas a ver a tela de um jeito e o documento de outro. Ou, ainda, produzir o resultado final por meio de uma linguagem de comandos ou mesmo de uma linguagem de programação.
Diferenças entre a tela e a impressão
Muitas vezes existem diferenças, mais ou menos sutis, entre o que se tem na tela e o

Relacionados