TEXTODESOCIOLOGIA2015

827 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
FACULDADE DE DIREITO
DISCIPLINA – SOCIOLOGIA
PROFESSOR – ROSIVAL CARVALHO

ATIVIDADE DE CLASSE – ANÁLISE E DISCUSSÃO DE TEXTO – PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL DO HOMEM MODERNO.

Opinião
Detalhes, uma ova! por Alex Ferraz
Publicada em 19/02/2015 23:21:04
De novo apelo para a Wikipedia: "Desde meados dos anos 1990, a Guiné Equatorial (país da África Ocidental) tornou-se um dos maiores produtores de petróleo do sub-Saara. Com uma população de quase dois milhões, é o país com o maior PIB per capita do continente Africano, e o 69º do mundo.
NO ENTANTO, a riqueza é distribuída de forma muito desigual e poucos pessoas foram beneficiadas com as riquezas do petróleo. O país ocupa a 144ª em 2014 Índice de Desenvolvimento Humano da ONU. A ONU diz que menos da metade da população tem acesso à água potável e que 20% das crianças morrem antes de completar cinco anos.
O regime autoritário no poder na Guiné Equatorial tem um dos piores registos de direitos humanos no mundo, e consegue se manter como o 'pior do pior' no ranking da pesquisa anual da Freedom House de direitos políticos e civis. Repórteres classificam o presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo um dos 'predadores' da liberdade de imprensa. O tráfico de pessoas é um problema significativo, de acordo com o 'US Trafficking in Persons Report', de 2012, que afirma que 'a Guiné Equatorial é uma fonte e destino para mulheres e crianças vítimas de trabalho forçado e tráfico de sexo." Registrando, eu: são 35 anos de ditadura comandada com mão de ferro por esse senhor.
É este o país que patrocinou integralmente a escola de samba campeã do Carnaval carioca, a Beija Flor. O filho do ditador da Guiné esteve no Rio durante todo o Carnaval e ocupou, com sua comitiva, mais de 20 suites do Copacabana Palace, com diárias que chegaram a quase R$ 6 mil.
Conversando sobre essa questão em uma pequena roda de bar, ouvi de um dos participantes do bate-papo, pessoa até relativamente bem informada, que o

Relacionados