Texto

Páginas: 15 (3643 palavras) Publicado: 13 de abril de 2015
Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística
Muitos momentos de nossas vidas envolvem situações em que estamos ora com pessoas muito íntimas, ora pessoas com quem temos pouca intimidade ou até com pessoas desconhecidas, não é mesmo?
A convivência com pessoas desconhecidas exige de nós postura diferente da que temos com familiares, concorda? Isso, consequentemente, gera uma forma de falardiferenciada.
Enfim, as situações comunicativas são enquadradas na formalidade ou na informalidade. Então, a necessidade de adquirirmos uma linguagem mais elaborada, utilizando a norma culta, se dá porque às vezes precisamos usar uma linguagem mais formal.
Entretanto, isso não quer dizer que há perda dos aspectos informais da língua, ou seja, continuaremos sempre a falar com pessoas de nossaintimidade da mesma forma. Adquirir outros modos de falar, apenas “alarga nossa capacidade de comunicação”.Por que nos comunicamos?Já parou para pensar que tudo para nós, seres humanos, tem de ter uma explicação? Isso chama a atenção para uma coisa que fazemos constantemente, mas não nos damos conta: procuramos sempre dar um sentido aos fatos, interpretar situações, interpretar o mundo e a vida.
Mesmoquando buscamos dar sentido aos fatos, ponderamos a nossa maneira de falar, com base nas situações em que somos colocados(as). Clique nas caixas e veja os exemplos:
Formalidade: Muitíssimo bom dia! Gostaria de convidar-lhe a adentrar ao oceano para iniciarmos a prática da modalidade esportiva denominada surfe.
Informalidade: E ai, brother? Bora pegar onda?
A língua é um produto social e culturalconstituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem é o veículo de expressão.
Como vimos anteriormente, a língua também varia de acordo com o contexto de comunicação, já que não falamos sempre do mesmo modo. Sendo necessário, portanto, distinguir informalidade da linguagem vulgar ou popular.
Você sabia que o Português também é a língua oficial de outros países?
O Português é a língua oficial de Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e outros países. Porém, possui algumas variações, de acordo com a região em que é falado, formando o que chamamos de dialetos regionais ou geográficos.
Assim como a dança, a música, as imagens, os gráficos e os gestos, as línguas são diferentes formas de expressão ou linguagens. Uma vez que o texto é um produto social, existe umarelação intrínseca entre ele, a cultura, o momento histórico e a ideologia em que é formado.
Você sabe a diferença entre língua e linguagem?
Podemos dizer que linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.
Já a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).

Se alinguagem é uma capacidade humana, por que todos nós não falamos a mesma língua?
Tente responder à seguinte questão: por que uma criança de família chinesa, que nasce na França, por exemplo, fala francês e também chinês?

Aqui chegamos a um ponto essencial: a língua é uma construção social e corresponde à cultura, história e sociedade de um determinado povo, de uma determinada nação.
No caso dascrianças chinesas, ela fala as duas línguas porque tem contato com as duas culturas. Em casa, por exemplo, a criança fala chinês com os familiares, já na rua e nos demais meios sociais, principalmente na escola, ela fala o idioma francês.

Leia com atenção a fábula “A causa da chuva”, de Millôr Fernandes e observe como o autor consegue trazer dentro de uma única história diversos pontos de vista

. ACAUSA DA CHUVA
 
Não chovia há muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma conclusão.

ATENÇÃO

“A causa da chuva” é apenas uma fábula. Conforme vimos anteriormente, animais não possuem linguagem.
A intenção da história é mostrar  que a capacidade que temos de atribuir significado a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • texto
  • texto
  • Texto
  • Textos
  • Texto
  • Texto
  • Texto
  • Textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!