Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS- VI
PROFA. MIRELA MEIRA














Desenhos esquemáticos







Mara Machado
Janaina Ferreira
Raquel Vargas
Tatiane Ortiz








Maio de 2012.


Desenhos esquemáticos

Nos desenhos esquemáticos a criança não aceita generalizações, os desenhos sãodetalhados e expressam a compreensão de mundo da criança, os objetos podem ser significantes ou insignificantes, dependendo da sua relação emocional com eles e o uso vigoroso e direto da cor incrementa a qualidade decorativa dos desenhos.
Percebemos essa relação nos desenhos de Duda com 7 anos e Lavínia com 12 anos, onde observamos que alguns objetos como a casa são evidenciados, a casa é maior, ou éidealizada. No caso de Duda a representação do local onde ela mora é real, a casa é alta e importante na vida dela, ou seja, mostra proporções afetivas.

[pic]
(Duda, 7 anos)

O desenho de Duda foi feito com lápis preto, canetinha e giz de cera, utilizando a técnica de desenho em papel, a menina usou todo o espaço da folha para representar ordenadamente seuesquema. Esse desenho tem duas linhas de base formando uma perspectiva, com mais de um ponto de vista. As cores do desenho podem ser melhor explicadas do vídeo mas são cores fortes,expressivas e com nuances.


[pic]
(Lavinia, 12 anos)

Lavinia, 12 anos, na produção do desenho utilizou lápis preto,canetinha e lápis de cor em técnica de desenho em papel,ela utilizou todo o espaço da folha, a linha de base, nesse esquema, é rente a folha e observa-se proporções afetivas. Em se tratando de perspectiva, observamos que o sol e as nuvens estão distantes em relação a casa. As cores são fortes e diversificadas.


[pic]
(João Vitor, 11 anos)


No desenho de João Vitor, 11 anos, percebemos a técnica de desenho em papel com os seguintes materiais:lápis preto, canetinha e lápis de cor. Ele utilizou todo o espaço da folha de maneira ordenada, o desenho tem linha de base rente a folha. Observamos relação afetiva e transparência o que mostra a importância do objeto que ele evidenciou, a figura apresenta o interior e o exterior, misturando no desenho o conceito de dentro e fora. Essa lareira que aparece é algo importante para ele e por isso atransparência ou raio X.

[pic]
(July, 12 anos)

O desenho July, 12 anos utilizou a técnica desenho em papel com os materiais lápis preto, giz de cera, canetinha. Utilizou todo o espaço da folha de maneira ordenada. Sua linha de base foi rente a folha com perspectivas de mais de um ponto de vista. As cores que ela utilizou foram bem fortes, simbólicas e expressivas. Utilizou formasgeométricas, em harmoniosa relação com os objetos.



[pic]
(Natan, 12 anos)

O desenho de Natan, 12 anos também foi produzido com a técnica desenho em papel, utilizando lápis preto, canetinha e giz de cera, ele utilizou todo o espaço da folha e os carros estão para uma direção, tem duas linhas de base e no pontilhado percebe-se a representação de uma rua, as cores são fortes e realistas, ou seja, oscarros que ele representou realmente são dessas cores, o desenho tem proporção e profundidade. O desenho é rico em realismo, os carros são de corrida e no cano tem fogo, as linhas acima das rodas da a noção de profundidade e também possui elementos narrativos.




[pic]
(Jorge, 12 anos)

No desenho de Jorge, ele utilizou lápis preto e giz de cera na técnica desenho em papel, ele ocupatoda a folha e a linha de base se modifica criando o mar e as ondas, as cores são bem fortes, expressivas e realistas, o esquema tem proporção e transparência que é um detalhe lindo deste desenho, percebemos isto nas ondas que cobrem parte do navio e nos peixes coloridos que vimos no mar.













A arte pode contribuir para o desenvolvimento da criança, assim como...
tracking img