Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os ataques de 11 de setembro aos símbolos de poder e riqueza nos EUA, abalaram a estrutura da economia mundial, com reflexos ate hoje. Para alguns especialistas, a turbulência do mercado, se da emgrande parte em função das decisões tomadas pelas autoridades americanas após estes ataques. A maior economia do mundo não conseguiu demonstrar sinais de uma solida recuperação.
Diante disso, economiasde países emergentes, como o Brasil sofreram impactos menores, alçando estes a uma posição melhor na tomada de decisão da nova ordem mundial da economia. Para estimular o consumo e evitar umadesaceleração econômica o governo americano reduziu os juros e estimulou o consumo, o que culminou na crise financeira de 2008. Nesse período a taxa de desemprego se manteve baixa, e atualmente dobrou,demonstrando a insegurança das pessoas em relação aos consumos e investimentos, refletindo diretamente na economia dos EUA, Europa e Japão, que dependem muito deste consumo privado.
Neste processo oBrasil se beneficiou com a alta das commodities e a enorme demanda da China e India por alimentos e produtos básicos. Analistas dizem que a invasão americana no Iraque causou uma alteração importante noeixo da economia mundial, fazendo o preço do barril de petróleo saltar da media de US$ 29 para mais de US$ 100. O que com a grande demanda da China por energia contribui para deterioração do cenárioeconômico mundial ao longo dos anos. Na questão energética o Brasil também conseguiu se manter mais protegido, em função das novas descobertas de petróleo e gas e aumento da capacidade de produção dederivados, praticamente não dependendo da importação destes produtos.
As decisões internas e externas tomadas por Bush levaram os EUA a um verdadeiro caos financeiro, porém a guerra ao terror tirou ofoco de uma maior preocupação com os pilares financeiros. Estas mudanças provocaram desigualdade e insatisfação, e hoje, segundo especialista seria necessário uma reestruturação na economia...
tracking img