Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Web Aula 1
Trabalho no Mundo Contemporâneo¹
Prontos para começar? Espero que sim. Sei que essa primeira unidade será bastante diferente do que costumam esperar de uma aula de Gestão de Pessoas. Alguns de vocês dirão que ela é bastante filosófica e que não há nenhum tipo de relação com qualquer prática.
A maior preocupação que tenho ao trazer esse tema - o conceito de trabalho - é ampliar avisão que vocês alunos, em início de formação, possuem sobre a questão. Mas por quê? Retomo a pergunta: qual é o campo para o qual vocês estão buscando formação? Basicamente, o trabalho. Por essa razão, discutir "Gestão" é nada mais, nada menos do que debater o mundo e as formas do trabalho.
Muito bem, após essa pequena justificativa, podemos seguir em frente: Não existe trabalho fora do mundohumano. Tudo aquilo que chamamos de trabalho são ações realizadas por homens. Claro que as abelhas trabalham. Assim como as formigas. Porém, diferente delas, o ser humano trabalha de uma outra maneira.
O trabalho aponta sempre para ações intenções humanas que terminam por mudar o contexto, o mundo, a natureza. Assim, a realidade em que vivemos possui o traço humano. Não temos como fugir disso.Basicamente, a ação humana sempre causa mudanças no mundo. Porém, essas alterações não são apenas em uma única direção. Elas também geram impactos no próprio agente, ou seja, no homem. Forma-se assim, uma relação dialética entre homem-mundo: ambos são co-dependentes. É isso que afirma a visão que chamamos de "sócio-histórica".
Toda empresa, seja ela um ambiente hospitalar ou não, é um microcosmo dasrelações que acontecem fora dela. Não há como separar a formação humana daquela que acontece dentro da organização. Por essa razão, saber dessa inter-relação entre homem-mundo é também passar a entender que a organização é formada por pessoas e dependem destas para poder gerar, por exemplo, o lucro esperado ao fim do processo produtivo. Então, é o seguinte:
* Cada trabalhador transforma arealidade organização (hospitalar ou não) com suas ações;
* Também é verdade que a realidade  da organização modifica o trabalhador;
* Porém, deve ficar claro que cada uma dessas ações, separadamente, gera mudanças retroativas

O trabalho, portanto, é a base constitutiva do homem que, por sua vez, forma a organização. É claro que a organização/ambiente hospitalar ultrapassa em muito as açõesimediatas daqueles que a formam. Mas não podemos esquecer que mesmo o campo econômico, as legislações e tantas outras influências que cada  organização recebe são elementos criados, mantidos e modificados pelo ser humano.
Depois dessa pequena discussão, acho que vocês conseguem perceber a importância do trabalho para cada vivente. Quantas horas por dia passamos trabalhando? Tenho certeza de quevocês estão pensando no trabalho formal, vinculado ao salário. Mas todas as coisas que fazemos no dia-a-dia podem ser chamadas de trabalho. Inclusive o ato de estudar é um trabalho que envolve grande gasto de energia e esforço mental.
Contudo, o trabalho passou por mudanças ao longo do tempo. O homem trabalhava inicialmente para a manutenção da própria existência. Transformava a natureza para criarcondições de manutenção da vida. Assim, conforme os desafios surgiam, novas formas de resolução de problemas eram desenvolvidas. A aprendizagem acontecia no trabalho. E, além disso, o produto do trabalho era único e cada trabalhador podia se identificar com o fruto de seu trabalho.
Encontramos na nossa sociedade atual uma outra forma de trabalho muito diferente dessa. Primeiramente, nãotrabalhamos em prol de algo próprio, mas sim, em troca de um elemento que, como dizia Marx, não possui valor em si, mas que vale aquilo pelo que ele pode efetivamente ser trocado.
A lógica do capital modificou as relações. Mas antes dela, uma outra mudança foi muito importante para a modificação da estrutura social. Com a ascensão da propriedade privada, passamos a encontrar a divisão do trabalho...
tracking img