Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALMAS ILUMINADAS
Aprender a ler, para João e Maria, que celebram bodas de ouro este ano, é ver melhor a vida.
MARCELO ABREU
DA EQUIPE DO CORREIO
Em fevereiro, Maria Gomesde Jesus foi renovar a carteira de identidade do idoso. Queria uma foto mais recente. Lá o atendente não teve paciência com a demora da mulher em assinar o nome. Ela havia errado a segunda cédula. Nãoconseguia escrever o sobrenome Gomes. Irritado, o rapaz lhe disse em alta voz: “Não tenho tempo para ficar a disposição da senhora. Se não sabe escrever, não posso fazer nada. Tem muita genteesperando para ser atendida”. Nervosa, ela não deu conta de assinar o nome inteiro. Com letra desalinhada, escreveu apenas Maria de Jesus. Era o que sabia.
A mulher de 66 anos saiu daquele lugar emlágrimas. A vergonha de não saber escrever o seu próprio nome lhe corroeu. Humilhou-a. Foi dor de doer na alma. O marido de 71 anos, que havia ido junto, consolou-a. Em silêncio, abraçou-a e compreendeua desolação da mulher.
Nesse dia, nem vontade de cozinhar ela teve. Ele a compreendeu. Maria Gomes de Jesus e João Gomes Brasil não sabiam ler nem escrever.
Essa história é a síntese davontade de uma mulher em mudar de vida. Mesmo depois de tanta vida vivida. E de como a indignação pode transformar em salvação. Maria se salvou. E o fez por meio das suas próprias mãos, aindaincrédulas ao pegar o lápis e ver o que é capaz de fazer. E levou João para a mesma experiência. Foi a melhor catar-se de suas vidas. “To me sentido uma menininha, de tanta alegria”, exulta ela. Ele deixaescapar. “Quando a gente não sabe as coisas, é como se o mundo se fechasse. Aprender a ler mudou nossa vida para melhor”.
Primeiros passos
Maria chamou o marido e, juntos, foram a FaculdadeJesus Maria José, perto de casa onde moram e se matricularam em uma turma voluntária para a educação de jovens e adultos.
No dia 27, finalmente, as aulas começaram.
Maria e João...
tracking img