Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
jetivo é fornecer parâmetros legais e técnicos considerando as condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, a postura do trabalhador, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicasdos trabalhadores, cabe ao ergonomista do comitê de ergonomia realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho conforme a NR - 17.

PROPÓSITO
Identificar, quantificar e propor medidas de controle dos riscos ergonômicos nos locais de trabalho;
Prevenir e controlar as doenças relacionadas com os riscos ergonômicos;
Abordar os problemasergonômicos numa fase bem precoce;
Garantir que considerações ergonômicas façam parte da decisão dos líderes, incorporando-as na concepção de um novo posto de trabalho.

ESCOPO
Garantir o comprometimento do Estado e Servidores com os objetivos e metas do Programa de Ergonomia da Fábrica e promover os recursos necessários para o seu cumprimento.
Designar responsabilidades - buscando o envolvimentode todos os servidores afetados pelo Programa de Ergonomia:
Gerentes
Coordenadores
Líderes
Executantes - responsáveis por participar de todas as atividades do Programa;
Buscar a participação dos executantes na identificação precoce dos riscos ergonômicos e na comprovação dos resultados das soluções implantadas;
Promover a informação e o treinamento de todos os servidores;
Envolvidos naidentificação, quantificação e controle dos riscos ergonômicos;
Expostos a riscos ergonômicos;
Follow-up - Implementar uma sistemática que garanta;
O acompanhamento das recomendações geradas das Análises Ergonômicas dos Postos de Trabalho;
A avaliação da eficácia das soluções implementadas;
Arquivo - Implementar uma sistemática que garanta;
O arquivamento de toda a documentação relacionada com aidentificação, análise e controle dos riscos ergonômicos;
Auditoria - Promover a realização de uma auditoria bimestral para avaliação do Programa de Ergonomia do Órgão e da implementação das recomendações propostas.

Para efeito do PROERGO consideram-se:

Transporte Manual de Cargas

Designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só servidor, compreendendo olevantamento e a deposição da carga.
Transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contínua ou que inclua, mesmo de forma descontínua, o transporte manual de cargas.
Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a 18 (dezoito) anos e maior de 16 (quatorze) anos.
Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por umtrabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.
Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.
Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas, deverãoser usados meios técnicos apropriados.
Quando mulheres e trabalhadores jovens foram designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser nitidamente inferior àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou sua segurança.
O transporte e a descarga de materiais feitos por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou qualqueroutro aparelho mecânico deverão ser executados de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força e não comprometa a sua saúde ou sua segurança.
O trabalho de levantamento de material feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de forma que o esforço físico realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de...
tracking img