Texto e textualidade

Páginas: 3 (531 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
O que é Texto?

As pessoas, geralmente, não se comunicam por palavras ou frases isoladas. Há uma unidade comunicativa básica, que é o texto: ocorrência lingüística escrita ou falada, de extensãovariável, com uma unidade comunicativa entre os membros de uma comunidade. Na produção de um texto, há um conjunto de fatores: as intenções do falante (emissor), jogo de imagens conceituais, mentais queemissor e destinatário executam. Temos de verificar também o contexto em que se insere o discurso, que delimita os conhecimentos dos interlocutores.
Basicamente, o texto (ou discurso) precisa sercompreendido pelo destinatário, ou seja, pelo recebedor da mensagem. Daí o texto constitui uma unidade semântica, significativa.
Por ultimo, todo discurso apresenta uma unidade formal, com os elementoslingüísticos integrados no texto, a fim de permitir que ele se caracterize como um todo coeso e por isto, coerente.

Textualidade

É o conjunto de características que conduzem à elaboração de utexto, e não apenas a seqüência frasal sem a devida unidade. Para isso, é necessário que ahja coesão, coerência, que se concatenam com o material conceitual e lingüístico, alem de outros fatores como aintenção do emissor, a aceitabilidade por parte do destinatário, a situação e a intertextualidade.
A coerência é o elemento indispensável à compreensão do discurso. Mas é necessário que odestinatário esteja em condições de receber a mensagem.
A coesão se manifesta através dos mecanismos gramaticais e lexicais (vocabulário). Gramaticalmente, são importantes: os pronomes, os artigos, aconcordância verbal e nominal, os conectivos, a correspondência entre os tempos verbais.


O Discurso


È um processo dinâmico, com emissor e destinatário. Ambos os interlocutores possuem um repertório:experiência anterior, dentro de uma visão do mundo. No processo discursivo (funcionamento da mensagem), o emissor pratica um ato de fala ou ato ilocucional, dentro de um processo que chamamos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Texto e textualidade
  • texto e textualidade
  • Texto e textualidade
  • Texto e textualidade
  • Texto e textualidade
  • Texto e textualidade
  • Texto E Textualidade
  • Texto e textualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!