Texto e exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Textos e exercícios para o Curso de Língua Portuguesa

1) Funções da linguagem

1) Função referencial ou denotativa: ocorre quando a linguagem se centra no referente, no objeto,quando o emissor busca dar informações objetivas sobre o objeto, sobre qualquer assunto, tema ou coisas. É a linguagem das notícias de jornais , dos livros científicos, das ciências. Na função referencial usamosuma linguagem objetiva, imparcial, em que prevalece o uso do verbo na 3ª. Pessoa.


2) Função Conativa ou apelativa correr quando a linguagem centraliza no receptor da mensagem. Ela ocorre quando o emissor procura influenciar o comportamento do receptor, buscando modificar esse comportamento. E a linguagem dos discursos políticos e religiosos, dos sermões, das propagandas de TV, de jornais,revistas e rádios, das propagandas políticas e religiosas, das campanhas em geral de saúde, políticas, das publicidades que se dirigem diretamente ao consumidor.

3) Função Fática ocorre quando a linguagem se centra no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor ou testar a eficiência do canal. È a linguagem das falas telefônicas e dos prefixos radiofônicos. Linguagemque é carregada de expressões como ao, então, entende?, ai então, está me ouvindo?, tudo certo? Então tchau, aqui é a rádio...


4) Função Poética: esta função se centraliza na mensagem, revelando recursos imaginativos, criados pelo emissor. É uma linguagem afetiva, sugestiva, conotativa, metafórica. Á a linguagem figurada presente em obras literárias, em letras de música, em algumaspropagandas, na fala fantasiosa de crianças.

5) Função metalingüística: ocorre quando a linguagem se centra no código; é o uso da linguagem para falar dela própria. A poesia, que fala da poesia, um texto que comenta outro texto, uma crítica que retoma um tema, o dicionário que dá sinônimos e define as palavras.


6) Função emotiva: tem esse nome quando se centraliza predominantemente noemissor, revelando sua emoção, sua opinião. É a linguagem dos livros autobiográficos, de memórias, de poesias líticas, de bilhetes, de cartas de amor, de canções populares. Ela é uma linguagem subjetiva, em que o emissor expressa seus sentimentos e emoções. Subjetiva, nela prevalecem a 1ª. pessoa , as interjeições e exclamações.


Atividades sobre as funções da linguagem. Leia os textos abaixo eidentifique as funções da linguagem predominantes

1) “ A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado, arriscou um passo para dentro e mediu cautelosamente a distância. Como a mãe não se voltasse para vê-lo, deu uma corridinha em direção ao seu quarto.” ( Fernando Sabino)------------------------------------
----------------------------------------------
2)“Aproveite a oferta! Compre já seu novo aparelho de televisão. Assista à copa do mundo com a visão colorida.” -----------------------------------
----------------------------------------
3) “Eu vivo bem sem amar ninguém.
Ser feliz é sofrer por alguém
Zombo de quem sofre assim:
Quem me faz chorar, hoje chora por mim,
Quem ri melhor é quem ri por último.” (Noel Rosa)--------------------------------------

4) “ ─ Alô, está me ouvindo?
─ Ahn?
─ Tá me ouvindo?
─ Pouco.
─ Ligo depois.”

5)” Não se pode mudar o curso do rio, pelo menos sem tocá-lo;e o sonho era como o rio, ia e vinha sem se dividir, sem parar. É nele a vida.”


6)“Protegei, ó São Cosme e São Damião! ─protegei os meninos protegidos pelos asilos e orfanatos e que aprendem arezar e obedecer e andar na fila e ser humildes...”

7) “ A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro
uma fruta
por uma espada.” ( João Cabral de Melo Neto)

8)_ “Façam a festa
cantem, dancem
que eu faço o poema duro
o poema –murro
sujo...
tracking img