Texto sobre kant o iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Top of Form 1

Veja todos os artigos por Artigos[->0]
Por: Marcela Campos
O texto Resposta à Pergunta: Que é Esclarecimento? foi escrito pelo filósofo alemão Immanuel Kant em 1783, seis anosantes da Revolução Francesa, movimento inspirado pelos ideais iluministas e que alterou o quadro político e social da época. Com o lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, a revolução aboliu o regimeabsolutista e consolidou o poder econômico da burguesia.

“O Iluminismo foi um movimento de emancipação intelectual e política que marcou o século 18 em toda a Europa. Nesse período, a ciênciacombate a superstição e há a constante procura da liberdade política, que se opunha ao absolutismo. Foi, enfim, uma época que fundou as bases da sociedade democrática moderna”, descreve o professor JairBarboza, que dá aulas de Filosofia na PUCPR.
Testemunha dos acontecimentos revolucionários do período, Kant defende a instauração do domínio da razão e da liberdade. No início de seu ensaio, ofilósofo define o que chama de imaturidade e expõe o conceito de aufklaerung, termo alemão que pode ser traduzido por “iluminismo”, “esclarecimento” ou “ilustração”.

“Kant vai dizer que o iluminismo é asaída do ser humano da sua imaturidade (menoridade intelectual) e essa imaturidade, para ele, significa a incapacidade de a pessoa servir-se do próprio entendimento. O esclarecimento ocorre quando apessoa tem a coragem de ser crítica, isto é, de servir-se do próprio entendimento na procura do conhecimento e de sempre examinar o que lhe é transmitido”, afirma Barboza.
Segundo Kant, o própriohomem é culpado por sua imaturidade, porque, podendo fazer uso do seu entendimento, deixa-se guiar por outras pessoas, por preguiça ou covardia. O filósofo afirma que os homens muitas vezes preferempagar para que outros pensem em seu lugar. “Para Kant, é muito cômodo ser imaturo, não se servir da crítica, porque existe muita gente que faz isso por você.

E ele até ironiza, dizendo que, se há...
tracking img