Texto sobre fundamentos historicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da História

Item a – A história e historiador remontam a antiguidade. Qual é a grande mudança que se pode observar na história e no trabalho do historiador nos dias atuais
Ahistória e o historiador remontam a antiguidade? Sim, remontam, aparece desde os primórdios através da escrita, figuras, dentre outros; e o historiador também, segundo mostra a história, com a figura deHeródoto, na época dele, na Grécia antiga, a história não tinha o mesmo reconhecimento que a Filosofia outras ciências, ela se mantinha sem autoridade, como um gênero, mas o historiador da época comsuas narrativas ou epopéias, contavam a história, registravam os fatos ocorridos no seu tempo, no seu espaço. Antes ainda, com discursos épicos, cantadores contavam os acontecidos, evoluindo comHeródoto, de forma histórica, mudou a forma de mostrar à história. De certa forma, Heródoto procedeu como historiador moderno, organizava os fatos como se saísse do passado em direção ao atual, investigandopara convencer na explicação.
Para desvendar o passado, precisa que o historiador intervenha no passado, para poder saber o que ocorreu, e diante disso raciocinar sobre os indícios. Com opassar dos tempos, os historiadores fora evoluindo, dominando ferramentas e metodologias para dar um resultado mais amplo e poder produzir o conhecimento para nos ajudar a compreender o passado, presente eaté o futuro, para melhor entendermos o modo como vivemos, porque atuamos em comunidade. Para que se saiba os problemas ocorridos na atualidade, porque evoluiu até este momento, procurarmos desvendaro passado, para em cima desses fatos, acharmos uma solução.
Hoje o historiador não narra apenas o que vê, estuda, usa os avanços tecnológicos, lança mão da arqueologia, investiga, como se“investigador numa cena do crime”, recriando o passado, para realmente descobrir e entender o que aconteceu em épocas outroras com nossos antecessores e finalmente saber quem somos.

Item d – Análise...
tracking img