Texto sobre etanol anhanguera atps quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No Brasil apenas recentemente esse combustível entrou para o mercado consumidor. O Brasil é reconhecido mundialmente pelo pioneirismo na introdução do etanol em sua matriz energética.
Oetanol apresenta as vantagens de ser renováveis e poluir menos que a gasolina, além disso, o Brasil leva vantagem por ser o país mais eficiente na produção desse combustível.
Os biocombustíveis sãoenergias renováveis e soltam menos CO² na atmosfera, mas para produzi-los é necessário um aprimorado estudo de impacto ambiental que determinada planta, em determinado bioma vai acarretar. Segundo ofísico Kjell Aleklett, professor do Departamento de Física, Astronomia e Sistemas Globais de Energia, da Uppsala University, da Suécia, quando questionado sobre a substituição dos combustíveisderivados do petróleo pelo etanol, o mesmo respondeu “Em alguns motores, a solução será utilizar outros biocombustíveis, como o biodiesel. Porém o que temos de pensar é que os biocombustíveis não têm apenasseu lado bom. Nós temos de considerar que há problemas também. Nós sabemos que no Brasil não há produção de etanol na floresta amazônica, mas se você começa a ocupar o espaço de outras culturas com ocultivo de cana, certamente você terá de produzir alimentos em outros lugares. Por isso, o ideal é criar um selo verde, garantindo que o etanol não está provocando danos ao meio ambiente.”.
Asgrandes plantações de cana-de-açúcar para produção do álcool, por exemplo, destruíram grandes áreas do pouco que resta da Mata Atlântica especialmente no nordeste brasileiro e certamente será umagravamento desse quadro se o biodiesel vier a ser produzido em larga escala. Serão milhares de hectares com plantações de soja, pinhão manso, mamona, dendê, girassol e macaúba.
Somos o país maiseficiente na produção do etanol, mas nas mãos de quem está essa produção?. Na dos latifundiários, capitalistas, exploradores. Pior ainda: a indústria do etanol está recebendo investimento estrangeiro. O...
tracking img