Texto: sem os klein viavarejo, ganha nova roupagem com ramarin no comando

594 palavras 3 páginas
Sem os Klein, Viavarejo ganha nova roupagem com Ramatis no comando

Pela primeira vez em uma divulgação de resultado da Viavarejo (formada pela união de Casas Bahia e Ponto Frio), um representante da família Klein não estava à frente do negócio. E Abilio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, não fez questão de disfarçar sua satisfação com a mudança.

“Depois de muita insistência no ano passado — já tinha tempo que eu falava que tínhamos que tomar a Viavarejo —, a empresa passou para nossas mãos em novembro”, disse durante teleconferência com analistas.

Diniz, que comemorou o avanço de 210% no lucro líquido anual da Viavarejo agora em R$ 322 milhões (veja tabela), não poupou elogio ao novo comandante da companhia, Antonio Ramatis Rodrigues. “Poxa, que bom que aconteceu (a mudança de comando). Ramatis está fazendo um ótimo trabalho, buscando sinergias, fazendo a lição de casa. Ele vai trazer muita satisfação para os investidores, para os acionistas e para as pessoas que trabalham nela”, se gabou o empresário, que no ano passado, travou um luta por poder com a família Klein.

Ramatis sabe dos desafios que tem pela frente. “O ano passado foi importante no processo de consolidação, onde focamos em processos e gente”, afirma o executivo que assumiu o comando em novembro, mas que participava há dois anos como conselheiro da empresa.

Porém, o executivo se contradiz na hora de dizer o futuro da Viavarejo. Se de um lado Ramatis afirma que “a ideia não é mudar a cultura da companhia”, uma vez que os desafios continuam os mesmo dos últimos 60 anos. Do outro, destaca que tem a intenção de “unificar a cultura da Viavarejo.” Logo, dar um banho de Pão de Açúcar no universo de Samuel Klein — fundador da empresa.

De acordo com o executivo, o grupo estava formado por três culturas diferentes — aqui incluída a confusa gestão do Ponto Frio —, e que a partir de agora é “preciso ter o mesmo entendimento do valor da cultura”, baseada nas

Relacionados