Texto: sala de aula ou o lugar da veiculação do discurso dos oprimidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: SALA DE AULA OU O LUGAR DA VEICULAÇÃO DO DISCURSO DOS OPRIMIDOS
Autor: José Carlos Souza Araújo


O texto discorre sobre o poder dominante do professor dentro da sala de aula ea situação do aluno como dominante, pois o aluno detém menos conhecimento que o professor, sendo assim, o aluno é o dominado e o professor o dominante. Porém estas relações podem se inverter quando oconhecimento é absorvido pelo outro, ou seja, o aluno adquire conhecimentos compatíveis com o professor.
A sala de aula é um espaço que contribui na relação professor – aluno. Alguns professoresenfrentam a sala de aula como um espaço de autoritarismo, pois para muitos educadores, ser professor é estar em um patamar acima do aluno. Por outro lado, a educação é encarada como uma rota de escapepara uma modificação do quadro sócio-econômico da vida das pessoas.
O ambiente da sala de aula atribui valor a relação de poder e submissão, onde o saber é aprisionado dentro de quatro paredes. Destaforma a sala de aula pode ser considerada como um espaço político significativo, considerado espaço de conflito onde emergem desigualdades e cultura sociais e a informação educacional, que aoutilizar-se do autoritarismo, o professor contribui para o desenvolvimento moral, intelectual e social dos alunos, sendo assim, é necessário que o professor se socialize com o seu trabalho em sala de aula,pois tudo envolve com as questões sociais, políticas, econômicas, etc.
O autor enfatiza que o saber só pode ser prazeroso se estiver voltado para o interesse dos oprimidos, e a aprendizagem só podeser autêntica se estiver arquitetada criticamente a favor da relação professor-aluno.
Apesar de o professor querer que a sala de aula seja seu espaço privilegiado, deve-se considerar que a escola éum dos processos que fazem parte da nossa existência e da nossa vida social e parte do fenômeno educativo escolar.
A partir do momento que se ensina dentro de um contexto onde os alunos estão...
tracking img