Texto reflexivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1733 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GERÊNCIA DE ENSINO
COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA

TEXTO REFLEXIVO
ATIVIDADE ORIENTADA II

OLIVEIRA DOS BREJINHOS
OUTUBRO – 2009
TEXTO REFLEXIVO
Os estudos realizados durante as Disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica nos fez refletir sobre qual é o nosso papel frente a educação na atualidade e como podemos valorizar a educação na construção da cidadania através da gestão participativa,bem como nas formação dos valores morais, a partir dos pressupostos da construção da ciência a partir do senso comum, e as relevâncias do ensino da Biologia e o movimento CTS na práxis pedagógica. E qual a postura do educador pesquisador e sua capacidade de diálogo com a disciplina que ministra. Que postura temos frente aos educandos que ensina e da escola em que exerce sua função de professor.
Aeducação vem cada vez mais desempenhando um papel de formar pessoas competentes, sendo capaz de mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e, revolucionar a sua própria maneira de viver. E quando busca qualidade de vida para o mundo, pois vivemos em uma época em que a preocupação de todos está voltada para um desenvolvimento sustentável e uma educação de qualidadecapaz de transformar o indivíduo em um cidadão crítico-reflexivo. De certo modo, a educação para a cidadania seria o suporte imprescindível para tornar possível a democratização das decisões socialmente relevantes em relação ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
Aprendemos que “o ser humano não aprende sozinho, não se educa sozinho, sua aprendizagem e sua educação acontecem em comunhão,no dia a dia, a colaboração cotidiana” – o trabalhar junto – é uma das maneiras mais fecundas de conhecer a realidade humana. O papel do educador é lidar com os novos paradigmas de ensino é reconhecer que a escola não poderá ignorar as mudanças e, deverá está preparada para formar indivíduos capazes de colocar à disposição para renovar o seu conhecimento e desenvolver habilidades e competênciasbásicas para seu aprendizado.
As experiências vividas durantes as disciplinas de PPP I, II, III, IV, V os temas abordados em todo o período de estudos nos levou a refletir acerca da relação pedagógica interativa e a produção do conhecimento, considerando os alunos sendo capazes de transformar o ambiente em que vive e modificar sua maneira de pensar e agir, ser construtor de seus conhecimentos. Queo verdadeiro papel da escola é reconhecer que a instrução seja capaz de aperfeiçoar e qualificar o aprendiz a construir seu próprio saber.
As atividades desenvolvidas voltadas para a formação do educador durante todo o curso e principalmente nas disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica possibilitaram a compreensão de que o desenvolvimento da aprendizagem tem se mostrado bastante eficaz noque se refere ao entendimento e à ação de investigação no contexto de formação de professores preocupados com a construção do conhecimento. Entre outras coisas, entendemos que seja necessário aproximar, as disciplinas para que haja um aprendizado efetivo e qualitativo, no cotidiano dos educandos buscando um diálogo crítico entre os aspectos externos e internos que interferem no trabalho docente;
Oprocesso que passamos durante a elaboração e apresentação em cada seminário foram significativos neste processo de formação para a docência, pois cada experiência que vivemos é única, sendo colaborativa e reflexiva que efetivamente ajudaram a melhorar eficazmente meu aprendizado para auxiliar e propor uma que procure levar os alunos a um processo de participação crítica e autônoma no seucotidiano. Os temas abordados nos levaram a aprofundar na busca dos saberes e em procurar equilibrar o que poderia vir a ser a nossa teoria e a prática, pois eram nítidos a reflexão sobre a relação entre as discussões teórico-metodológicas na prática docente e a forma como podem ser utilizadas para o enriquecimento da construção do saber.
Vimos que como parte de nossa formação para docência foi...
tracking img