Texto (referência) : Jonh Locke e o individualismo liberal, de Leonel Itaussu Almeida Mello.

1665 palavras 7 páginas
Texto (referência) : Jonh Locke e o individualismo liberal, de Leonel Itaussu Almeida Mello.
As Revoluções Inglesas
- “ O século XVII foi marcado pelo antagonismo entre a Coroa e o Parlamento, controlados, respectivamente, pela dinastia Stuart, defensora do absolutismo, e a burguesia ascendente, partidária do liberalismo.” ( Mello, Leonel I. A, p. 81)
- “ Em 1640, o confroto entre o rei Carlos I e o Parlamento envolveu o país numa sangrenta guerra civil que só terminou em 1649 com a vitória das forças parlamentares. A Revolução Puritana, como foram denominados esses eventos, culminou com a execução de Carlos I e a implantação da republica na Inglaterra” ( Mello, Leonel I. A, p. 81)
- “ A Revoluão Gloriosa assinalou o triunfo do liberalismo político sobre o absolutismo e, com a aprovação do Bill of Rights em 1689, assegurou a supremacia legal do Parlamento sobre a realeza e instituiu a Inglaterra uma monarquia limitada.” ( Mello, Leonel I. A, p. 82)
John Locke, o individualista liberal- “ Além do defensor da liberdade e da tolerância religiosa, Locke é considerado o fundador do empirismo, doutrina segundo a qual todo o conhecimento deriva da experiência. “( Mello, Leonel I. A, p. 83)
Os dois tratados sobre o governo civil
- “ O Primeiro tratado é uma refutação do Patriarca, obra em que Robert Filmer defende o direito divino dos reis com base no princípio da autoridade paterna de Adão, supostamente o primeiro pai e o primeiro rei, legará à sua descendencia.” ( Mello, Leonel I. A, p. 84)
- “ O Segundo tratado é, como indica seu tirulo, um ensaio sobre a origem, extensão e o objetivo do governo civil.” ( Mello, Leonel I. A, p. 84)
O estado da natureza
- “ O modelo jusnaturalismo de Locke é, em suas linhas gerais, semelhante ao de Hobbes : ambos partem do estado de natureza que, pela mediação do contrato social, realiza a passagem para o estado civil. Existe, contudo, grande diferença na forma como Locke, diversamente de Hobbes, concebe especificamente

Relacionados

  • A DINAMICA DAS POLITICAS AFRICANAS CONCERNENTES AO PROCESSO DAS DEMOCRACIAS E A SEPARACAO DE PODERES CASO DE MOCAMBIQUE
    5026 palavras | 21 páginas