Texto Psicologia Comunit Ria Sobre O CRAS

754 palavras 4 páginas
O Psicólogo no CRAS
Segundo o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) (online), criado em 2006 com o objetivo de proporcionar um novo olhar e oferecer qualidade ao trabalho do psicólogo nas políticas públicas, “a atuação do psicólogo como trabalhador da Assistência Social tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos.
De acordo com o CREPOP (2007), deve-se conhecer o território que abrange os indivíduos, levar em consideração os aspectos socioculturais em que se verificam, relacionando-os às particularidades de cada indivíduo, em busca de uma “emancipação social das famílias e fortalecimento à cidadania junto a cada um de seus membros (...) favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania”.
O CREPOP (2007) aponta a importância de conhecer o sujeito, assim como fazê-lo se reconhecer diante da sua realidade. Atribui aos profissionais que atua neste âmbito o auxílio a esses sujeitos em enxergar e valorizar a capacidade que possuem de se transformar socialmente.
Segundo o MDS (2009, p.63), tanto os psicólogos quanto os outros profissionais de nível superior, devem ter conhecimento da legislação que diz respeito à política nacional de assistência social, dominar sobre os direitos sociais, ter experiência de trabalhos em grupos e atividades coletivas, conhecerem a realidade do território, ter bom relacionamento interpessoal e saber realizar uma escuta qualificada às famílias.
Foi criado pelo CREPOP, documentos de referências para a prática profissional nas políticas públicas. Dentre eles, o documento “Referências Técnicas para atuação do (a) psicólogo (a) no CRAS / SUAS".
Considerando que as atividades do CRAS, segundo o CREPOP (2007), estão voltadas para a diminuição da pobreza, desenvolvimento dos indivíduos e das famílias, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários através do aperfeiçoamento da capacidade de cada sujeito e aquisições pessoais e coletivas.
Os psicólogos no CRAS

Relacionados

  • Narração,dissertação e descrição
    53099 palavras | 213 páginas
  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas