Texto pedido:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jonathan Henrique Vatrim Suarez Lima

Teorias econômicas: Alfred Marshall


Trabalho apresentado na disciplina de EconomiaPolítica,
Profº Ricardo Cougo, no 1º Período do curso de Direito
da Universidade da Região da Campanha - Urcamp

Bagé — maio de 2012

Alfred MarshallAlfred Marshall, economista da segunda metade do séc.XIX e início do séc.XX, por muitos considerado o maior e mais influente de sua época, segundo inclusive John Maynard Keynes: “Marshall foi,como cientista, dentro de seu campo próprio, o maior do mundo por cem anos”.
A bibliografia completa de Alfred Marshall compreende 81 itens, dentre os quais destaca-se a obra Principles of economy(Princípios da economia), de 1890, considerada a síntese de seu pensamento.
Tal livro foi indicado, inclusive como o início da Era Moderna da economia. Era, segundo economistas da época, o primeiro grandetratado geral sobre os fundamentos da economia. Ressaltando ainda mais sua importância, logo tornou-se referência para os profissionais da área e para o ensino da Economia no mundo anglo-saxônico eem boa parte do continente europeu.
A ideia geral do livro era baseada em uma visão microeconômica do regime capitalista de produção. A tese central da doutrina é uma tendência natural para oequilíbrio, de crescimento gradual. Uma aluna de Marshall resumiu:” As forças do mercado distribuíam os recursos da melhor maneira possível entre os diversos usos alternativos. Daí o conceito de distribuiçãoda renda baseado na justiça natural. Isto é, a contribuição dos trabalhadores para a produção se refletiria nos salários, enquanto a contribuição do capital para a produção estaria nos lucros. Issoseria justo, direito e natural.”
Um dos pontos abordados por Marshall era a distribuição econômica. E ao introduzir o fator tempo em suas análises, restabeleceu uma relação entre o princípio do...
tracking img