Texto " os gregos" de marcelo gleiser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO-UFMA
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA-DEFIL
DISCIPLINA :Filosofia das Ciências Naturais
Professor: Raimundo Portela Filho
Aluna: Milena Matos Castro
Respostasreferentes as perguntas sobre o texto “Os Gregos” de autoria de Marcelo Gleiser para obtenção de nota para 1º avaliação.
1º-
a- A questão central era a composição do cosmo, ou seja, era saber qual é asubstância que compõe o Universo, que a natureza em sua essência pode ser reduzida a um único princípio material.
b- Ao inverter o conhecimento baseado na razão e não nos deuses ou causas sobrenaturaismodificou o pensamento predominante da época. Onde tentava explicar os vários mecanismos complexos da Natureza através de um princípio unificador originado dentro da própria Natureza.
2º- O filósofo quepropôs o primeiro modelo mecânico do Universo foi Anaximandro. No seu modelo o Universo era eterno e infinito em extensão e seu centro era ocupado pela Terra à qual atribui uma forma cilíndrica. ATerra era circundada por uma grande roda cósmica, cheia de fogo, e o Sol, um furo na superfície dessa roda, que deixava o fogo escapar. À medida que a roda girava, o Sol também girava, explicando omovimento do Sol em torno da Terra. Eclipses se deviam ao bloqueio total ou parcial do furo. A mesma explicação era dada para as fases da Lua, que também era um furo em outra roda cósmica.
3- Em umacorrida entre Aquiles e a tartaruga, se esta começar na frente, Aquiles jamais conseguirá ultrapassá-la. Ele queria provar que se Aquiles não ultrapassar a tartaruga, sua teoria sobre o movimento estariacerta, ou seja o movimento é impossível.
4- Ao propor que o movimento é uma ilusão, onde leis são válidas não só em qualquer parte do Universo, mas também em qualquer momento de sua história, oseleáticos, instauram a base das leis universais, que por sua vez é uma das mais importantes funções da física moderna e da ciência, pois proporcionam descrição de fenômenos naturais tanto no dia-a-dia...
tracking img