Texto narrativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA PILHA FEITA DE LIMÃO |
Introdução
        A manutenção de uma corrente elétrica em um circuito depende do fornecimento contínuo de energia. Isto é feito, em geral,  por geradores que sãodispositivos transformadores de energia mecânica ou química em energia elétrica.
        As pilhas ou baterias são  geradores  químicos de corrente contínua que se caracterizam por possuírem pólos fixospositivos e negativos.
        Nas usinas hidroelétricas, os pólos de seus geradores trocam de sinal  (polaridade)  60 vezes por segundo, produzindo “corrente alternada”  de 60 ciclos por segundo(freqüência igual a 60 Hz).
A invenção da pilha elétrica
         Luigi Galvani (1737-1798), biólogo italiano, constatou em seu laboratório que as pernas de rãs, mesmo mortas, ainda apresentavamcontrações musculares quando em contato com metais.
        Galvani interpretou esse fenômeno como sendo causado pelo que chamou de ‘eletricidade animal’.
        Para o físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), o fenômeno ocorria devido à eletricidade comum, produzida pelo contato entre dois metais diferentes.
        Para provar a sua teoria, empilhou discos e cobre e de zinco, separados por umasolução ácida (eletrólito), que, devido à seu formato,  ficou conhecido como “Pilha de Volta”. A ele é atribuída a invenção da pilha elétrica, no ano de 1800
        Na figura seguinte, o eletrólito éuma solução de ácido clorídrico (HCl).
        Na presença do ácido, o eletrodo de zinco (Zn) começa a desgastar-se, liberando íons Zn++ . Estes íons repelem os íons  H+, presentes na solução aquosado eletrólito,  em direção ao eletrodo de cobre (Cu) dos quais retiram elétrons para neutralizarem-se.
        Assim, o eletrodo de zinco fica negativo (excesso de elétrons) e o de cobre positivo(falta de elétrons). Ligando-se as duas barras por um fio, os elétrons começam a circular, dando origem a uma corrente elétrica contínua. 
Construindo uma pilha de limão
        Um limão pode ser...
tracking img