TEXTO INTRO A GESTAUM Recovered

1197 palavras 5 páginas
Universidade de São Paulo | Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES0111 ­ Introdução à Gestão Ambiental
Orientação: Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz
Akil Alexandre nº: 9393875;
Bruno Font Aranda nº USP: 9323789;
Beatriz T. Silvano nºUSP:9370174.
__________________________________________________________________

“QUESTÃO URBANA E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE
DECISÃO”
Geraldo Gomes Serra

1. REPRESENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
BIA

A ideologia da decisão
Sistema de decisão 2. PLANEJAMENTO E GESTÃO
AKIL
INTRODUÇÃO
Antes de se falar em questão urbana e participação no processo de decisão, temos que primeiramente entender como que surge o processo de urbanização, e quais são os impactos gerados pela urbanização.
Um outro fator em discussão, é se a urbanização pode ser sustentável ou não, levando em conta toda conjuntura social, ambiental e politica da cidade. Um exemplo, São Paulo adotou medidas no ano de 2014 para que se torne uma cidade

sustentável, mas não consegue cumprir tal papel pois o numero populacional dificulta as ações de politicas ambientais, como a legislação de rios e bacias.
Recentemente há um debate muito forte sobre a necessidade de uma reforma urbana, assim como agrária, tributária e de um reordenamento institucional e governamental. Quando discutido a constituinte, fora discutido tamém todas essas questões, Embora apenas tenhamos obtidos pequenos avanços e transita grande parte das mudanças necessária para a conquista de uma reforma urbana efetiva.
Este é o momento que precisamos replanejar as constituições estaduais e leis orgânicas municipais.
Para que entendemos primeiro o porque travamos tais lutas, precisamos entender a importancia da reforma urbana. A reforma urbana visa garantir para os cidadãoes formas igualitárias de acesso a cidade e moradia digna em um

Relacionados