Texto injuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No texto injuntivo, o conteúdo é sempre algo a ser feito e/ou como ser feito, uma ou várias ações ou fatos e fenômenos cuja realização é pretendida por alguém. A injunção se caracterizaprimordialmente por apresentar um verbo no imperativo (injuntivo é sinônimo de “obrigatório”, “imperativo”).
Contudo, em alguns textos, as sequências que realizam esse tipo textual podem sofrer alterações,assumindo outra forma, como, por exemplo, quando o imperativo é substituído por um modalizador, como “deve” ou quando se utilizam formas verbais no infinitivo. Independentemente disso, é possívelreconhecer que um texto é predominantemente planificado por sequência injuntiva ao se admitir que ele incita o cumprimento escrupuloso de diferentes etapas, cronologicamente ordenadas, de execução de uma ação.Segundo Jean Paul Bronckart[1], as sequências injuntivas “são sustentadas por um objetivo próprio ou autônomo: o agente produtor visa a fazer agir o destinatário de um certo modo ou em umadeterminada direção” (1999, p. 237). Logo, constata-se que a escolha desse tipo de sequência se dá em virtude de uma intenção, por parte do autor, de possibilitar ao interlocutor a oportunidade de adquirir umdeterminado conhecimento sobre como executar uma dada tarefa.
Assim, a produção de um texto de cunho injuntivo parte de um pressuposto do autor: que o seu interlocutor quer (ou, pelo menos, aceita eestá apto para) realizar uma determinada ação. Caberá, então, ao autor do texto, que deverá deter o conhecimento necessário para isso, ensinar/orientar o seu interlocutor sobre como deve realizar aação pretendida.
Desse modo, tendo em vista o objetivo principal a ser alcançado, o autor apresenta uma série de comandos, que constituem um plano de ação, visando atingir tal objetivo.Gramaticalmente, algumas marcas dos textos injuntivos são:
 verbos no imperativo;
 formas verbais que indicam ordem, orientação, pedido, como dever + infinitivo, ter que/de + infinitivo, gerúndio,...
tracking img