Texto imformativo nao jormalistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução
1. O que é um texto?
2. O que é um texto utilitário e não utilitário?
Desenvolvimento
1. Quatro regras de boa formação textual
2. Construção de um texto
3. Organização das ideias
4. Estrutura do discurso
5. Apresentação
6. Tipos de texto utilitário
7. Curriculum vitae
8. Convite
9. Acta
10. Convocatória
11.Requerimento (definição)
12. Biografia
13. Carta
14. E-mail
15. Cartão postal.
16. Relatório.
Conclusão












Introdução
Milhares de livros, jornais, revistas, publicações científicas e teses universitárias são publicados diariamente no mundo todo. A maioria desses textos tem uma característica comum — são escritos em linguagemconceitual. O mesmo acontece com textos de uso mais específico, como trabalhos escolares, cartas, relatórios, comunicados internos de empresas, processos jurídicos, normas administrativas, leis etc. Esse tipo de texto está de tal maneira difundido em nossa sociedade que, hoje, é quase impossível organizar a vida sem a interferência dele.

O que é um Texto?

“ Bem No entendimento geral de um textotem-se colocado, como dado essencial, a escrituralidade e, neste caso, todas as produções comunicativas (publicidade, sinal de trânsito, banda desenhada, etc.) sem texto, ou em que o texto desempenhe uma função menor dificilmente serão entendidas como texto. Mas o uso da palavra “texto” na vida diária também não ocorre de modo uniforme. Designa-se por texto qualquer sequência ordenada de palavras, umasequência consequente de notas musicais, uma obra completa, uma peça de teatro, ou uma das suas partes, etc.”

O texto é uma realização da linguagem humana transmitindo um sentido e um fim comunicativo. Este termo é habitualmente utilizado nas realizações linguísticas escritas, mas o “texto” ou “discursos” são também realizações da língua oral como as da escrita. O texto é
Umaunidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral.
O texto é caracterizado por estruturas complexas, planeadas, com um rigor lógico, com subordinações e uma estrutura sujeito-a predicado. Comunicação e Expressão Manual do Formando
O que é então um texto Utilitário e não Utilitário?

Se analisarmos o significado de “utilitário”, temospraticamente a resposta. O termo utilitário refere-se à utilidade, ao proveito que se pode tirar das coisas. Um texto utilitário será aquele que pode ser útil a alguém, que está ao dispor do falante de uma língua. Este tipo de texto é necessário que se saiba fazer sem qualquer tipo de ajuda, como por exemplo uma carta, um relatório. Muitas vezes não são feitos porque muitos não os sabem fazer.Compreendemos texto utilitário como texto não-literário. Deste modo, o texto não-utilitário é o texto literário

Quatro regras de boa formação textual
1. Regra da Repetição: o texto deve comportar no seu desenvolvimento elementos que se combinem entre si.
2. Regra da Progressão: o desenvolvimento do texto deve ser acompanhado de um acréscimo de novos elementos.
3. Regra da Não – Contradição: quandointroduzimos novos elementos, temos que verificar se não estamos a contradizer os conteúdos anteriores.
4. Regra da Relação: para que o leitor perceba o texto que escrevemos, os elementos, que compõem a sequência do texto, têm que se articular entre si.

Construção de um Texto
A escrita contém mais riscos do que a comunicação oral. Enquanto nesta a existência de uma interacção entre emissorreceptor permite corrigir ou explicar a mensagem, na comunicação escrita o texto está fixado tornando-se passível de sentidos ambíguos e de mal-entendidos. Torna-se, pois, importante saber dominar o código concedendo-lhe apenas as interpretações e significações desejadas. Além disso, a mensagem tem de ser mais elaborada, na obediência às regras gramaticais.
Mas escrever um texto pressupõe ideias...
tracking img