Texto: hauser, arnold. “o estatuto social da renascença”. in: história social da literatura e da arte.vol. i. são paulo: editora mestre jou, 1972-1982,p.415-435.

709 palavras 3 páginas
Texto: HAUSER, Arnold. “O Estatuto Social da Renascença”. In: História Social da Literatura e da Arte.Vol. I. São Paulo: Editora Mestre Jou,1972-1982,p.415-435.

Os artistas do quattrocento ainda são considerados artesãos, sujeitos as regras das guildas, sua educação é feita em oficinas e a instrução é pratica e não teórica. A maior parte destes artistas, incluindo Bruneleschi, Donatello, Botticelli e outros, começaram numa ourivesaria.

As principais oficinas ainda são semelhantes à dos artesanatos. A instrução começa seguindo tradições medievais, onde mestre, assistentes e aluno trabalham em conjunto. As vezes o aluno pode exceder o mestre assim como Verrochio deixa suas encomendas de pintura a seu ajudante Leonardo. O trabalho artístico se realiza de forma coletiva até o fim do século XV.

Existem grandes oficinas para fazer grandes encomendas que se assemelham a grandes empresas, como a oficina dos Pollaiuolo. Estas oficinas fazem os mais variados tipos de trabalhos como esboços para gravuras, tapeçaria, trabalhos em terracota, escultura em madeira, modelos para bordados, entre outras coisas.

São feitos contratos para pagamento dos trabalhos artísticos porém só no final do século XV os preços pela pintura e afresco começam a melhorar. Rafael, Tiziano, Miguelangelo, Leonardo são os artistas mais bem pagos da época.

Segundo Hauser, os humanistas apenas confirmaram uma posição que os próprios artistas já tinham conquistado, graças a um mercado favorável. A ascensão social do artista se deve ao aparecimento de novos senhores e principados e do crescimento das cidades.

O estudo da natureza é apresentado pela primeira vez, teoricamente, por Leonardo da Vinci.

Substituição da autoridade dos mestres pela instrução acadêmica com novos modelos com base científica. Leon Battista Alberti tem papel importante por ser o primeiro a ensinar a técnica cientifica já utilizada por Masaccio e Uccello.

Leonardo da Vinci afirma

Relacionados