Texto Forma o Corrigido M rcia Let cia editado

1339 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA
ALUNA: MÁRCIA LETICIA

SEGUNDA AVALIAÇÃO

TERESINA
JUNHO DE 2015
O ano de 1500 foi decisivo português brasileiro, pois, quando aportaram no litoral brasileiro, os portugueses se depararam com uma diversidade linguística e cultural. Assim, o Português brasileiro tomou a sua forma na complexa interação entre a língua do colonizador detentor do poder e do prestígio, as numerosas línguas indígenas, principalmente as famílias do tronco linguístico tupi, que estavam localizadas no litoral e em um segundo momento a língua dos africanos. Tais interações ocorreram ao longo dos ciclos econômicos brasileiros: pau-brasil, cana-de-açúcar, ciclo do ouro, ciclo do café, e em escala menor, tabaco e algodão. Entretanto, no que concerne à comunicação com esses povos, tal fato só ocorreu efetivamente no ano de 1532, por motivos estritamente comerciais, sociais e culturais.
No entanto, os portugueses não conseguiram cumprir os objetivos por eles traçados: a exploração rápida do território e a descoberta de melhores rotas comerciais não foi como o esperado. Com isso, em termos econômicos, o pau-brasil era o que havia de mais precioso naquele momento. É por essa razão que o período que vai de 1500 até 1540 é conhecido como ciclo do pau-brasil. Nesse ciclo as relações comerciais com os índios se dão por meio de escambos. O certo é que nesse período os portugueses estavam concentrados no litoral, uma vez que os índios levavam até eles o pau-brasil.
O próximo ciclo econômico do Brasil foi o da cana-de-açúcar. Há uma mudança significativa em relação ao ciclo do pau-brasil que, em certo sentido, foi decisiva para a história do Brasil em vários aspectos: a necessidade de mão de obra para cultivar as lavouras de cana-de-açúcar. Nesse caso a mão de obra local, ou seja, os índios da região, não suportaram o regime de

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas