TEXTO FICHAMENTO ANDREIA MARTINS

6968 palavras 28 páginas
A concepção e o olhar de pedagogos em processo dex formação sobre adolescentes, jovens, adultos e idosos não alfabetizados.i

Andréia Martins

Pensar a educação de adolescentes, jovens, adultos e idosos, é refletir sobre um sério problema social que o Brasil enfrenta em suas políticas públicas nas áreas sociais e educacionais. No campo das pesquisas acadêmicas, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma área de pesquisa recente, com aproximadamente três décadas. Este texto objetiva discutir qual é a concepção e o olhar que alunos(as) do curso de licenciatura em Pedagogia de uma faculdade particular na zona oeste da cidade de São Paulo têm sobre os analfabetos adultos.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino assegurada como direito pela Lei de Diretrizes e Bases da 9.394 de 1996 (LDB 9394/96). A Referida legislação em seu artigo 37 afirma que:
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
§1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
§2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. (Brasil, 1996)
Como podemos perceber no texto acima, é obrigação do poder público investir na alfabetização e escolarização das pessoas jovens e adultas analfabetas e pouco escolarizadas. Esta legislação foi promulgada em dezembro 1996, e passados quase dezesseis anos, “temos ainda hoje no Brasil uma dívida social com 30 milhões de jovens e adultos com mais de 14 anos de idade” (Haddad, 2011, p. 7)

1. A Educação de Jovens e Adultos enquanto campo de pesquisa
Para iniciar este texto, realizei um levantamento sobre

Relacionados