Texto ensaístico sobre a origem do teatro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Jesus Maria e José – FAJESU
Curso: Letras Português
Disciplina: Literatura dramática
Professora: Vanda Pazos
Alunas: Aline Reis

Atividade: Texto ensaístico sobre aorigem do teatro.

A origem do teatro se deu na Grécia antiga, nos festivais anuais em honra ao deus Dionísio com a representação de tragédias e comédias. A seguir veio a introdução desegundos e terceiros atores nas tragédias com Ésquilo e Sófocles. Surgiu também a peça satírica. Aristófanes cria um gênero no teatro moderno, pois a comédia juntava paródia mitológica e a sátira política.Todos os papéis eram representados por homens, pois não era permitida a participação de mulheres.
Nesse mesmo período, os romanos já possuíam seu teatro. Apesar de ter sido baseado nosgregos, criou algumas inovações como a pantomima, em que um ator representava todos os papéis, usando uma máscara para cada personagem e sendo acompanhado por músicos e por coro. Foi a partir do século XVIIque as mulheres passaram a fazer parte das atuações teatrais na Inglaterra e na França. No Brasil, o teatro tem sua origem com as representações de catequese dos índios. Os autores do teatro nesseperíodo foram o Padre José de Anchieta e o Padre Antônio Vieira.
O teatro possui algumas divisões: tragédia, comédia, tragicomédia, auto e farsa.
A tragédia é a representação de umfato trágico, capaz de provocar compaixão e terror. Aristóteles afirmava que a tragédia era uma representação de uma ação grave, de alguma extensão e completa, em linguagem figurada, com atores agindo,não narrando, inspirando dó e terror. A comédia é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes. Sua origem está ligada às festaspopulares, celebrando a fecundidade da natureza. Os principais autores do gênero são Aristófanes, Menandro, Plauto e Terêncio. A tragicomédia é a modalidade em que se misturam elementos trágicos e...
tracking img