Texto dissertativo-argumentativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto dissertativo argumentativo


Eu, Silvio Silva Medeiros e Francílicio Zeferino, alunos da Faculdade Energia de Administração e Negócios (FEAN) no curso de graduação em Sistemas de Informaçãona disciplina Sociedade e Informação I com o professor André Luiz Santos, abordaremos o tema “ “Política do Cesaropapismo” tendo como fontes o filme “O nome da rosa”, o livro de Gilberto Cotrim“História Global” e o livro de José Jobson de A. Arruda e Nelson Piletti “Toda a história”.
Durante o Império Romano a Igreja Católica era uma instituição que florescia rapidamente, apresentava já umcrescimento de devotos, estava muito rica com as doações de seus membros e, além disso, tinha muitas propriedades. Isso ameaçava o Império Romano, pois também haviam cristão nos exércitos o que poderiadestruir o Estado.
A Igreja Católica, que se fortalecia desde o final do Império Romano, passou a exercer ainda mais influência a partir da conversão dos francos ao cristianismo. No contextodo feudalismo e do poder político fragmentado, a Igreja foi responsável por certa unidade cultural das diferentes sociedades medievais. Essa unidade se deu, por exemplo, pela religião (fé cristã),pelos valores cristãos e pelo idioma (língua latina, falada pelos representantes da Igreja e letrados).
A Igreja católica na Idade Média possuía um vasto conhecimento onde os bispos, padres tinhamo domínio da leitura e da escrita o que lhe facilitava na conquista de fiéis ocasionando um conflito com o Estado que queria intervir nos assuntos da Igreja oferecendo em troca proteção.
Nessaépoca, a Igreja tinha praticamente o controle do saber, O domínio da leitura e da escrita era privilégio quase que exclusivo de bispos, padres, abades e monges. Os membros do clero eram, por isso aspessoas mais aptas a ocupar cargos públicos, exercendo funções de notários, secretários, chanceleres. A Igreja, que antes dependia politicamente dos reis, começou a entrar em conflito com a...
tracking img