Texto deuses organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEUSES ORGANIZACIONAIS

Os gregos possuíam muitos deuses. Cada pessoa tinha a liberdade de escolher um deles. Portanto, havia uma divindade para os que trabalhavam com metais e outra para os músicos, uma para os amantes da natureza e outra para os que apreciavam o vinho. Uma pessoa podia escolher seu deus ou sua deusa, harmonizar suas capacidades e ver-se depois, talvez, entre pessoas quepensavam de maneira semelhante, valorizava coisas afins, celebravam a religião de forma parecida, obedeciam a normas também semelhantes. Tal como os gregos percebiam, a vida tem muitos aspectos, e havia um deus para cada um deles.
É o que acontece nas organizações. Não existe só um jeito correto de administrar. Há quatro maneiras, pelo menos, talvez mais. Cada uma delas funciona bem quandocolocada no lugar certo. Cada um de nós se ajusta melhor a uma determinada forma do que a outra, embora, às vezes, possamos dissimular. Transpondo isso para o contexto grego, cada pessoa tem seu deus preferido, mas pode venerar outros deuses, quando necessário.

É um povo constituído de personalidades. Zeus era o rei dos deuses, na Grécia antiga; seus instrumentos de comando eram o trovão e aschuvas de ouro. Era impulsivo, um amante do poder. O povo de Zeus costuma agir guiado pela própria vontade, recorrendo à força de personalidade, às promessas ou à força. Já se chamou esse tipo de pessoa de “lutador da selva”.

É um povo constituído de personalidades. Zeus era o rei dos deuses, na Grécia antiga; seus instrumentos de comando eram o trovão e as chuvas de ouro. Era impulsivo, umamante do poder. O povo de Zeus costuma agir guiado pela própria vontade, recorrendo à força de personalidade, às promessas ou à força. Já se chamou esse tipo de pessoa de “lutador da selva”.

O POVO DE ZEUS

Um adepto de Zeus, sendo uma personalidade, confia em personalidades. Ele procurará formar seu próprio grupo. Seus cadernos de endereços serão bem volumosos. Seus telefonemas muitodemorados. Sempre o encontraremos falando com alguém. Participará de reuniões curtas, com pouca gente e decisivas, mas ele tomará as decisões. Um Zeus nunca escreverá se puder falar. Muitos adeptos dele não são cultos: preferem ver o interlocutor e julgar-lhe as reações.
Confiam naqueles que de fato trabalham e sobre quem têm autoridade ou, mais frequentemente, em pessoas nas quais podem confiar – nasua “turma”. Dessa forma, conseguem que as coisas sejam feitas da maneira como eles querem. O trabalho é efetuado com rapidez, requer menos fiscalização, menos tramitação de papéis, menos reuniões e autorizações burocráticas. Portanto, as pessoas com quem atua são vitais para Zeus. Ele despenderá muito tempo selecionando os colaboradores certos. O seu foco não é a competência técnica. O importanteé que estas sejam pessoas nas quais ele confie.
O aspecto positivo dos seguidores do rei dos deuses é que eles depositam confiança... na confiança. Contrapondo, em seu aspecto negativo, são tirânicos, contando com o poder e ameaçando usá-lo. É ótimo trabalhar com adeptos de Zeus, quando positivos, porque são generosos ao delegar, não são eminentemente fiscalizadores, facultam o uso da iniciativaalheia, premiam os êxitos e desculpam os erros plausíveis. Contudo, a confiança é algo frágil. Tal como uma vidraça partida, não é possível consertá-la, tem de ser substituída. Os adeptos de Zeus sabem disso por instinto. Portanto, eles buscam se livrar daqueles em quem não confiam. Eles lembram um preceito na linha do “contrato alguém num minuto, mas demito-o em trinta segundos”. É essa aatitude essencial para seu estilo. Se você não gosta de correr riscos, não trabalhe para um Zeus.

A melhor imagem para ilustrar esse tipo de organização é uma teia de aranha, já que a chave da organização, globalmente, localiza-se no centro, o qual é cercado de círculos, cada vez mais amplos, formados por pessoas íntimas e influentes. Quanto mais alguém está próximo da aranha, maior é a sua...
tracking img