Texto de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade é um conceito que se confunde com a própria historia da Sociologia (Que reivindicou a sociedade como seu objeto de estudo). Peter Sedwick: sociedade é uma combinação de instituições, modos de relação, formas de organização, normas, etc. Definições Sociológicas – População relativamente independente, autossuficiente. Caracteriza-se por ter organização interna, territorialidade e culturadistinta, que recruta seus membros por reprodução sexual, influenciada externamente. Alguns autores pensam a sociedade como um sistema social composto por diversas instituições que se inter-relacionam. Para existir uma sociedade é preciso que ela exista durante um período maior do que a vida de um individuo. As sociedades criam certos mecanismos de autoperpetuação que asseguram sua continuidade notempo: reprodução sexual, diferenciação de papeis sociais, comunicação, concepção comum do mundo e dos objetivos da sociedade, normas, formas de socialização e de controle dos comportamentos (desviantes). Castoriadis discorda das teorias propostas seja pelo funcionalismo, pelo estruturalismo ou pelo marxismo, afirma que toda sociedade é sempre histórica, na medida em que ela a particular deorganização. Discordâncias Comuns: individuo/sociedade; a fragilidade ou a solidez das estruturas sociais; as formas pelas quais se operam as mudanças sociais; e ainda s usos ideológicos do conceito. Durkheim embora insistisse que a realidade social é independente do individuo, reconhecia que a coerência da sociedade estava baseada na interdependência das atividades e na regulação moral criada pelainteração.

Marx afirma que a sociedade existe nas relações concretas entre os grupos sociais, e o cimento da sociedade se encontra nas relações econômicas entre os homens. Marx, Comte e Durkheim, preocupavam-se em identificar o que mantem a coesão de uma sociedade. Comte via na família a unidade social, enquanto Durkheim entedia a sociedade como uma entidade unida organicamente por relações einterdependências. Castoriadis propõe que o que mantem a sociedade como unidade é o conjunto de suas instituições particulares. Para se instituir, a sociedade pode usar a forca e as sanções, mas, sobretudo a adesão, o apoio, o consenso, a legitimidade, a crença, de modo a fabricar o individuo social. Para alguns autores, a estrutura social possui apenas um equilíbrio precário, estando sujeita aprocessos de desestruturação e reestruturação. Bottomore aponta algumas situações que tendem a modificar a estrutura social: o surgimento de novos membros; as gerações mais jovens; o crescimento ou declínio do conhecimento. Para Bottomore a estrutura social tanto muda apenas parcialmente e de modo gradual como pode mudar totalmente e de modo rápido. Para Marx, são as contradições geradas pela formaçãosocial anterior que abrem caminho para a mudança. Castoriadis pensa novas formas sócio-históricas só podem surgir pela criação, dá a entender que só em uma sociedade plenamente democrática esse individuo seria criado. Para Hobsbawm, A História Social só tem sentido se pensada como Historia da sociedade, ela devera ser ampla o suficiente para pensar a sociedade em seu todo, defende que HistoriaSocial é Historia acima de tudo, e não uma Sociologia do passado.
Sociedade é um conceito que se confunde com a própria historia da Sociologia (Que reivindicou a sociedade como seu objeto de estudo). Peter Sedwick: sociedade é uma combinação de instituições, modos de relação, formas de organização, normas, etc. Definições Sociológicas – População relativamente independente, autossuficiente.Caracteriza-se por ter organização interna, territorialidade e cultura distinta, que recruta seus membros por reprodução sexual, influenciada externamente. Alguns autores pensam a sociedade como um sistema social composto por diversas instituições que se inter-relacionam. Para existir uma sociedade é preciso que ela exista durante um período maior do que a vida de um individuo. As sociedades criam certos...
tracking img