Texto de esquema de discertacão

283 palavras 2 páginas
UNOESC- Campus de Videira
Curso – Administração Primeira Fase
Professora – Veronilse Denardi Pereira
Acadêmico – Rodrigo Motter Taffarel

Esquema de dissertação 5.
Próximos, porém diferentes.
O relevo do estado de Santa Catarina é muito diversificado, diferenciando regiões pela paisagem e como conseqüência consegue a economia de cada qual. Um exemplo claro disso são os municípios de Tangará, com um relevo bastante inclinado e o município vizinho de Campos Novos onde predomina um terreno bem mais plano. Em tangará o relevo é predominantemente inclinado, formado por morros e declives tanto é que esse município é conhecido a nível nacional por possuir um morro que é um dos mais propícios para a prática de vôo livre do Brasil, o Morro agudo. Por ter esse tipo de terreno se desenvolveram, no interior, o cultivo de parerais, pomares de pêssego, ameixa entre outras frutas, pois podem ser produzidas nas áreas com maior inclinação. Outro diferencial é de que as propriedades rurais são menores, o que também influencia nesse tipo de atividade.
Já em Campos Novos que é município que faz fronteira territorial com o município anteriormente citado caracteriza-se por possuir um terreno mais nivelado, o que influencia diretamente em sua economia visto que ele é conhecido como o celeiro catarinense onde existem grandes lavouras de milho, soja, trigo e também uma grande quantidade de fazendas com gado de corte e leiteiro. Percebe-se também propriedades rurais maiores e mais desenvolvidas.
Como vimos essa diversidade geográfica de municípios vizinhos influencia diretamente na economia e consequentemente na vida das pessoas que residem ali, de qualquer forma essa diferenciação é uma importante característica para fazer de nosso estado um dos estados com maior numero de atividades rurais de nosso

Relacionados