Texto critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comentário- Recensão Critica
MANUELA IVONE P. DA CUNHA
As Organizações enquanto unidades de observação e análise:
O Caso da Prisão

PALAVRAS-CHAVES
CIÊNCIAS SOCIAIS,OBJECTO DE ESTUDO,COMPLEXIDADE ORGANIZACIONAL
Manuela Ivone P. Da Cunha propõe-se analisar “…o estatuto de contextos etnográficos que parecem constituir à partida não só unidades de observação coerentes como, sobretudo,unidades de análise pré-delimitadas…”.A temática abordada assenta na sua essência e em primeira instância na interpermutabilidade dos objectos de estudo entre as várias ciências sociais. A autora tentademonstrar a fronteira de nebulosidade e as áreas de permutação entre significâncias dos “vários” objectos de estudo. No fundo o texto defende em primeira instância a complexidade do todo social e a suacompartimentação entre vários olhares. O todo é uno e pluridimensional; será todavia o tipo de “lentes” disciplinares usadas que fará a identificação do prisma e analisar.
A autora foca-se de seguidana problemática específica do seu texto, em concreto a interpretação dos estabelecimentos prisionais como unidades organizacionais estanques e isoladas. Pondo em causa este postulado base (eexemplificando com diversos autores que o defenderam em termos cronológicos passados),infere contudo que, se aquele fosse correcto, as mesmas unidades organizacionais seriam quase perfeitas para análise deum dito microcosmos social.
São-nos fornecidos de seguida elementos argumentativos que se vão justapondo no sentido de concretizar a negação do postulado enunciado. Em primeiro lugar, salienta-se aprogressiva abertura ao exterior destes contextos organizacionais, nomeadamente pela crescente interação dos seus actores com a realidade não prisional.
Em segundo lugar, aflora-se a questão dacrescente ocupação nos estabelecimentos por teias familiares multigeracionais, oriundas muitas vezes de contextos macrogeográficos específicos (os ditos bairros segregados).

Deste modo, autora...
tracking img