Texto Complementar IPT AnaL Cia 21122014

4576 palavras 19 páginas
DISCIPLINA: INTERPETRAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROFESSORA: ANA LÚCIA MACHADO DA SILVA

TEXTO COMPLEMENTAR:

Compreensão de leitura ou cópia?
Francis Chagas Lima
Ao pensarmos em leitura, a imagem do leitor solitário, recostado em uma confortável poltrona vem inevitavelmente à nossa mente (Batista, 1999). Visualizamos um adulto, que lê por prazer, com frequência e conforme interesses intelectuais particulares. Ao estabelecer um objetivo para a leitura, que pode variar conforme o contexto sócio-histórico, a leitura deixa de ser apenas uma atividade cognitiva, para ser, também, um ato social. Consequentemente, verifica-se que os dois aspectos devem ser considerados na discussão do ensino da leitura.
Embora muitos livros didáticos usem os termos compreensão e interpretação, neste estudo faço a diferenciação da terminologia, conforme Kleiman (1997). Para a autora, a compreensão se apoia na percepção e construção de significados com base na textualidade, no nível lexical, sintático, semântico e pragmático. Já a interpretação estaria diretamente relacionada às práticas culturais da comunidade a que pertence o leitor. Ou seja, a compreensão engloba, necessariamente, a interpretação: sem uma, a outra não existe. Assim, doravante usarei apenas o termo compreensão, que, segundo Heath (1983), está intimamente ligado ao letramento. Para ela, letramento refere-se à compreensão, discussão, organização e produção de textos, ao contexto social em que o discurso é produzido e a uma variedade de experiências prévias, que não se dá somente através de textos.
Marcuschi (1996a) propõe a existência de cinco horizontes de compreensão:
1) falta de horizonte
2) horizonte mínimo
3) horizonte máximo
4) horizonte problemático
5) horizonte indevido.
O primeiro horizonte (de repetição ou cópia) é o que está mais próximo do texto porque o leitor não se sente autônomo para construir o seu significado, ficando preso à soberania do autor que incutiu o sentido pretendido para o leitor apenas

Relacionados