Texto autoral.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE GÉNERO
ALUNA JAMILLE CARVALHO DOS SANTOS
DOCENTE: DALILA E ELAINE

TEXTO AUTORALEm minha opinião gênero é todo estudo sobre as relações ocorridas entre homens e mulheres ou sobre como a sociedade ver o gênero como uma continuidade do sexo (órgão genital) em outras palavras se umindividuo nasce com a genitália masculina ele só pode ser homem do gênero masculino.
O ser “homem” e o ser “mulher” são construções da nossa sociedade que são transmitidas de forma sutil. As criançasao terem seu sexo definido ainda na barriga da mãe já ganham uma denominação e através desta terá sua vida traçada dentro dos moldes que são permitidos para aquele sexo.
Desde muito cedo estas terãoalgumas atitudes que serão estimulados e outras atitudes que serão reprimidas. E assim o homem vai deter um poder maior que o da mulher seja no âmbito familiar ou publico.
Já no primeiro paragrafodo artigo de Sardenberg e Macedo está a afirmação que “ser homem ou ser mulher não é simplesmente um feito natural, biológico. Isso porque há vários fatores de ordem econômica, social, política, étnicae cultural que contribuem de forma diversa para a maneira como pensamos, nos comportamos e atuamos enquanto homens ou mulheres” e por todas essas premissas as diferenças entre homens e mulheres sãoformadas levando-as relações desiguais entre os dois sexos.
Sardenberg e Macedo conclui que historicamente estas relações são caracterizadas por uma situação de subordinação da mulher. Nestaperspectiva de opostos vai se legitimar e organizar também o mundo do trabalho.
No artigo “Relações de Gênero: uma breve introdução ao tema” destaca-se também a diferenciação de gênero e sexo e de suautilização nos fins dos anos 60. As autoras trazem a diferenciação dos dois termos tal como expressou Ann Oakley em 1972. Desta forma, Sardenberg e Macedo aborda que gênero como uma categoria analítica...
tracking img