Texto artista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Descobrir-se criativo: criando e recriando imagens
Luciana Borre Nunes*

Este texto apresenta reflexões sobre o desenvolvimento de propostas pedagógicas ligadas à área da arte-educação através do relato do projeto “Descobrir-se Criativo: criando e recriando imagens”, que ocorreu no primeiro trimestre de 2006, com alunos da Educação Infantil, 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental, de uma escolalocalizada na zona norte do Porto Alegre.

Com isto, os objetivos, as justificativas e o relato das atividades propostas compõem a base norteadora para as indagações acerca do trabalho com as artes visuais na escola. O referencial teórico contará com as contribuições de Analice Dutra Pillar, Susana Rangel Vieira da Cunha e Regina Leite Garcia.

Considero importante ressaltar que o projeto“Descobrir-se criativo: criando e recriando imagens” teve a finalidade de proporcionar a construção de conhecimentos significativos para a vida de cada aluno. Aprendizagens que ampliem o leque de saberes e a constituição não somente de habilidades cognitivas, mas também de aprendizagens afetivas e sociais.

Temática proposta para o desenvolvimento do projeto

Este projeto pressupôs odesenvolvimento de atividades ligadas à área das expressões artísticas (artes visuais) e a concomitante articulação com outras áreas do conhecimento (Português, Matemática, Ciências, História e Geografia).

Para tal, foram desenvolvidas atividades relacionadas ao estudo da vida e da obra da renomada artista plástica Tarsila do Amaral, tendo nesta a inspiração para criações plásticas. Entre as atividadesdestacaram-se: pesquisas, produções textuais, leitura de imagens, reprodução de obras, pintura, desenho, criação de telas, hora do conto, auto-retrato e organização de uma exposição de arte.

As justificativas para a realização deste projeto surgiram a partir de três perspectivas: a primeira se refere à relevância de discussões sobre a prática educativa desenvolvida nas escolas na área das expressõesartísticas, considerando que esta pode contribuir significativamente para a formação de sujeitos criativos. A segunda se refere à constatação que a vida social está se transformando radicalmente, através das novas tecnologias e das novas maneiras de se ver e de se perceber o mundo. As imagens dominam o cenário social. Na atualidade a leitura de imagem apresenta tanto valor quanto a leitura daspalavras. Uma imagem tem muito a relatar e a ser interpretada, pois carrega consigo inúmeras mensagens. Desta forma, a instituição escolar também deve ser reconfigurada para atender às novas necessidades apresentadas pelo contexto social.

O terceiro ponto que justificou o desenvolvimento de um projeto ligado à área da arte visual, com especial enfoque na artista Tarsila do Amaral, está no estilode suas obras que procuram mostrar o corpo humano de maneiras diferenciadas do que vemos no dia-a-dia. Isto se tornou importante para o trabalho com os alunos, pois contribuiu para que eles refletissem sobre os padrões de beleza estéticos de nossa época. E ainda, Tarsila do Amaral provoca quem observa, fazendo surgir questionamentos e curiosidades. As cores vibrantes e suas combinações atendem aoimaginário infantil de um mundo que não precisa ser necessariamente o que vemos. Ela é uma artista provocante, que apresenta uma história de vida singular e com inúmeros aspectos interessantes a serem verificados. O trabalho com o corpo humano e suas reflexões sobre os padrões de beleza contemporâneos se articularam com perfeição à vida e à obra de Tarsila do Amaral.

Os seguintes objetivosforam traçados para o desenvolvimento do projeto: apreensão de que existem inúmeras formas de expressão que também estão repletas de significados, pensamentos e sentimentos; desenvolvimento da sensibilidade na busca de novos olhares sociais; reconhecimento da imensa diversidade na qual se está inserido; promoção da liberdade de imaginação, incentivando o poder de criação e de recriação; expressão...
tracking img