texto argumentativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto Argumentativo
Neste texto vou argumentar sobre o tema que me foi pedido: a política. Ao longo do texto vou responder à questão “Qual o melhor sistema para organizar a autoridade política?”e para isso vou ter por base três sistemas: o governo de um só, o governo dos melhores e o governo de cidadãos. Para começar, vou explicar o que é cada um deles, depois vou argumentar contra e a favorde cada um deles e por fim vou apresentar a minha conclusão.
O governo de um só é liderado por apenas uma pessoa a que chamamos monarca. A monarquia pode ser absoluta ou constitucional. Quando amonarquia é absoluta o monarca governa com todo o poder e quando a monarquia é constitucional o monarca é quem representa a constituição e o poder está e é aplicado em nome da coroa, mas politicamenteestá no povo que é representado pelo parlamento ou por outra legislatura. A monarquia é o sistema ideal do governo de um só mas este também tem um sistema corrupto, a tirania. A tirania beneficia otirano e prejudica o resto da população.
O sistema ideal do governo dos melhores é a aristocracia. Esta é composta pelos melhores, ou seja, aqueles que têm mais qualidade e competência para levaremum país ao sucesso. O sistema corrupto do governo dos melhores é a oligarquia, que é composta por muito pouca gente que por vezes beneficia o estatuto social das pessoas. Isto acontece mesmo dentrodo próprio governo.
O governo de cidadãos tem como sistema ideal a cidadania. Neste sistema todos têm direitos e deveres em relação à sociedade em que vivem. Toda a população pode participar nogoverno direta ou indiretamente. A democracia é o sistema corrupto do governo de cidadãos. Esta tenderia a não ser um sistema corrupto, uma vez que não é um sistema de governação autoritário. No entanto,por vezes os políticos servem interesses pessoais e de alguns grupos económicos em vez de servirem todos os cidadãos, acabando por se tornar também num sistema corrupto.
Na minha opinião, o...