Texto acadêmico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1990 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre texto acadêmicos, plágio e referências
Posted on 2 de maio de 2012 by Ricardo Artur
Introdução

Escrever um texto acadêmico – ou seja, um artigo científico, tese de doutorado, dissertação de mestrado, monografia, trabalho de final de curso ou mesmo um trabalho de disciplina de faculdade – é uma tarefa que implica determinadas posturas do autor. Dentre as várias responsabilidades, sejaquanto à qualidade da pesquisa, ao estilo da escrita ou ao uso do léxico (os termos e palavras empregadas), uma delas diz respeito à conduta do autor perante suas fontes. Com tanta facilidade de acesso à diferentes informações torna-se cada vez mais fácil perder de vista a origem das informações e uma das consequências pode ser a cópia, o plágio, ainda que de maneira não intencional.

Mas afinal,o que é que se espera de um trabalho acadêmico e o que se deve fazer para evitar o plágio? Essa é uma pergunta que pretendo discutir a seguir, na qualidade de professor universitário e doutor em design, nesse post que será um pouco mais longo que os demais. Um dos motivos para esta postagem longa é justamente tentar apresentar o texto seguindo alguns dos preceitos que caracterizam o textoacadêmico.

Antes de começar, vale comentar que apesar de alguma autoridade garantida por minha atividade profissional e título a argumentação que apresento não é e nem pode ser fundamentada apenas por minha opinião pessoal. Normalmente, quando se escreve um texto acadêmico alguma das qualidades almejadas são, conforme o professor Silvio Chibeni (s/d, p.1) argumenta são a objetividade e a clareza. Mesmoao se tratar de pesquisas qualitativas (que privilegiam dados pouco quantificáveis, como a etnografia, estudo de caso etc.) a validade, objetividade e confiabilidade são critérios importantes (Flick: 2009 p. 352). Para alcançar tais critérios, são empregadas estratégias de maneira a se evitar a manifestação de um ponto de vista apenas pessoal e opinativo. Assim, para que o argumento ganhefundamentação, é comum se recorrer a diferentes fontes – sejam bibliográficas ou não, tais como entrevistas, observação de campo, experimentos etc – de maneira a evidenciar informações que sustentem as afirmações.

Características do texto acadêmico (desenvolvimento)

Para entender o que se espera de um texto acadêmico, é interessante conhecer suas características. Diversos textos acadêmicos, emespecial aqueles mencionados no primeiro parágrafo, são de natureza dissertativa (embora haja outros tipos como resumos, resenhas, fichamentos). Segundo Medeiros (2004, p.260), isso significa apresentar um “juízo valorativo sobre um fato, ou acontecimento” sendo composto por “introdução, desenvolvimento e conclusão”. Em outras palavras, um texto que apresente uma construção a partir das informaçõescoletadas. Nas palavras de Medeiros:

Para Siqueira (1995, p.11), se não houver a participação pessoal no texto, com a elaboração de um ponto de vista, “o texto produzido não será texto e sim um pseudotexto, pois apresentará simplesmente a informação que já faz parte do saber partilhado, do conhecimento de todos”. (Siqueira apud Medeiros: 2004, p. 260)

Conforme mostram Siqueira e Medeiros, nãobasta reunir uma série de informações e apresentá-las (a menos que se trate de um fichamento ou resumo). Quando se trata de um texto dissertativo, espera-se que haja uma articulação entre as informações em favor de uma opinião que se sustente mediante uma argumentação que seja válida, objetiva e confiável.

Outra qualidade que se espera de um texto acadêmico diz respeito à sua originalidade. Masse é imperativo que se fundamente a opinião em outros dados, como seria possível estabelecer um trabalho original? Medeiros (2004 p.56) fala da ilusão de originalidade que ocorre pelo fato de empregar as referências na construção de textos. Ainda que apoiado em outras teorias e opiniões e mesmo que não haja um caráter inédito no texto, a originalidade se encontra muitas vezes na maneira como o...
tracking img