Texto 6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Weber descreve os fundamentos da organização burocrática detalhadamente, conceituando e exemplificando o tipo ideal burocrata. São especificadas as normas para distribuição de trabalho, assim como,a estrutura hierárquica, que se diferencia entre funcionários eleitos e nomeados, onde a segunda enquadra-se de forma mais pura ao exercício da autoridade burocrática.

Weber afirma que no tipoburocrático mais puro de organização administrativa, está o real caminho para o alcance do mais alto grau de eficiência. Enfatizando ainda a superioridade, entre outras, em aplicações operacionais, rigordisciplinar e confiança, além da possibilidade de sua aplicação em qualquer função administrativa.

Ele cita o capitalismo como um ingrediente fundamental para o desenvolvimento da burocracia.Resultando na criação da necessidade de uma administração estável, rigorosa, intensiva e incalculável.

Todas as organizações, exceto as empresas privadas capitalistas, estão sujeitas a dominação dosaber racional burocrático, cujas consequências são: nivelamento de qualificação profissional como base de recrutamento, plutocratização no interesse a formação profissional e por fim, a impessoalidadede um funcionário no exercício de seu cargo.

Weber identifica os tipos ideais, esclarecendo as relações e comportamento dos indivíduos no interior das organizações, justificando a racionalidade nocapitalismo ocidental. Para Weber a sociologia é a ciência que pretende entender a ação social, a qual deve ser compreensiva, pois seu objetivo é o estudo da ação humana.

O capitalismo ocidental ésugerido por Weber, como um fim relacionado à ética religiosa. Onde o trabalho é visto como dignificador e enobrecedor, causando nos trabalhadores a sensação irracional da tarefa cumprida.

Weberassegura que em toda organização a burocracia está presente. Ele a entendia como um tipo de poder, onde há divisão de trabalho feita de forma racional, formalização de normas, estrutura hierárquica...
tracking img