TEXTO 3 A Ascens O Econ Mica Dos Estados Unidos Crise E Novas Configura Es P S Primeira Guerra Mundial

8379 palavras 34 páginas
Os Estados Unidos e a economia mundial no pós-Primeira Guerra
Rogério Arthmar

1. Introdução

Quando soou o clarim anunciando o término da Primeira Grande Guer­ ra, em 11 de novembro de 1918, o mundo suspirava enfim aliviado. Ao cabo de quatro anos de luta sem trégua, de uma incomensurável destruição material e do sacrifício de milhões de vidas, reacendiam-se os sonhos de uma nova era de pros­ peridade universal a apagar todo o sofrimento que se abatera sobre o solo euro­ peu. Na ação firme e unificada dos governantes vitoriosos depositavam-se as es­ peranças de um novo destino para os povos castigados impiedosamente pelo conflito. Entretanto, a ninguém ocorreria sequer imaginar, naquele momento, que os dias de amargura e decepção não haviam ainda se encerrado. Pouco mais de um ano após o Armistício, em maio de 1920, a economia internacional sofre-

Nota: Agradeço as vaJiosas sugestões dos pareccristas da revista Estudos Históricos. Os erros do anigo são de minha inteira responsabilidade.
Estudos Hinóricos, Rio de Janeiro, nO Z9. 2002, p. 97-117.

97

estudos históricos

-

2002 - 29

ria um dos maiores abalos já noticiados em sua história. O colapso das bolsas de valores, dos preços e da produção ao redor do mundo foi nada menos que avassa­ lador. Na América do Norte e na Europa, as vendas em todos os ramos do atacado e do varejo despencaram assustadoramente, roubando de uma hora para outra o sustento de milhões de trabalhadores arremessados ao desemprego.
Se os Estados Unidos lograram emergir da guerra na invejável posição de maior potência industrial e financeira do mundo, ao mesmo tempo a profun­ didade da crise prest ava um testemunho inequívoco de que a diplomacia econô­ mica de Washington não estava à altura das novas responsabilidades que jaziam à sua frente. Tanto assim que os graves problemas da economia internacional no imediato pós-guerra se projetariam com toda força pelas duas décadas seguintes.
Com efeito, excetuando-se o breve interlúdio de

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas