Texto 2- turner, j. sociologia: conceitos e aplicações. são paulo: pearson, 2005. (capítulos 4 e 7)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto ético-político do serviço social e sua relação com a reforma sanitária.
Seguindo informações contidas no texto Projeto ético-político, conseguimos retirar alguns conhecimentos em torno de:serviço social na área da saúde e da participação direta do assistente social na área da saúde.
O principal foco do projeto é contribuir para o fortalecimento do projeto ético-político profissional doserviço social e da reforma sanitária. O projeto encontra-se com uma divisão em quatro partes:
1- Panorama serviço social no período de 1930 a 1979: Primeiramente na década de 30 até a década de 70é conhecido o surgimento do serviço social através das influências sócio históricas da época, tendo como principais citações: a conjuntura de 30 a 45, e o crescimento do serviço social no País. Amodernização conservadora exigiu renovação do serviço social, onde surge a disfunção da perspectiva modernizadora.
2- As alterações no serviço social nos anos 80 e 90: No início da década de 80, noBrasil, foi um período onde ocorreram grandes mobilizações políticas, como também ocorreu um grande aprofundamento da crise econômica que foi vista também no período da ditadura militar. No que tange aomodelo de participação social, a Constituição Federal de 1988 é uma das que obteve maior evolução, onde a saúde, a assistência social e a previdência social integra a seguridade social. A partir doexposto, identificou-se que os dois projetos políticos em disputa, na área da saúde, o projeto privatista e o projeto de reforma sanitária, apresenta diferentes requisições para o serviço social.
3- Arecente produção do serviço social na área da saúde: a observação vai a partir de três dimensões da profissão: a acadêmica, a política e o trabalho profissional nas instituições. Nesta dimensão visa-seque os em comum identificado pelos autores, é a necessidade de se consolidar a ruptura com o serviço social tradicional, para tanto se faz necessário fortalecer o projeto de “intenção de ruptura”,...
tracking img